UFPR abre inscrições para curso de ensino médio que prepara para o mercado de petróleo e gás

10 julho, 2024
12:14
Por Jéssica Tokarski
Ensino e Educação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2025 do curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio, ofertado pela UFPR no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). O curso, com duração de três anos e aulas em período integral (manhã e tarde), prepara profissionais para o mercado de trabalho numa área que vem crescendo no Brasil: a de produção de energia.

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro, no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

O curso oferece 30 vagas, destinadas a candidatos matriculados no 9º ano do ensino fundamental, com conclusão prevista para o ano de 2024, e que tenham no máximo 18 anos completos. Desse total, no mínimo metade das vagas serão destinadas a estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente em escolas públicas, com reserva de vagas para pessoas de baixa renda (no máximo um salário mínimo mensal por pessoa da família), pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Além dessas, há uma vaga suplementar destinada exclusivamente para candidatos da ampla concorrência que se enquadrem na categoria de pessoa com deficiência.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 60,00. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem pedir isenção de pagamento da taxa até o dia 26 de julho.

Prova

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 17 de novembro, a partir das 14 horas, em Curitiba. Os candidatos terão quatro horas para responder 40 questões de múltipla escolha (20 de Matemática e 20 de Língua Portuguesa). As questões de Matemática terão peso de 60% na pontuação total e as de Língua Portuguesa, 40%.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 12 de dezembro.

Para mais informações sobre o processo seletivo, confira o edital.

Para saber mais sobre o curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio, clique aqui.

Com informações de NC/UFPR

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.