Imagem Padrão

UFPR: 93 anos de história registrados em exposição no MUSA

18 dezembro, 2005
00:00
Por

No mesmo espaço do Prédio Histórico, após a reunião, os membros do Conselho poderão saber e ler um pouco mais da história da “Universidade do Paraná”. Este é um bom motivo para os demais interessados visitarem a exposição do MUSA – Museu de Arte da UFPR, até o dia 30 de dezembro.

Nesta exposição as transformações do Prédio Histórico estão registradas em mais de 80 fotos legendadas que contam esta trajetória, de 1926 a 1955. Além dos painéis os visitantes também poderão assistir a dois vídeos explicativos sobre o passado da UFPR. A mostra, organizada pela PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ficará aberta até o dia 30 de dezembro, fechando no mês de janeiro e abrindo novamente durante todo o mês de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.

História

Sobre o Prédio – “Palácio da Luz” era a forma inicial de se chamar o Prédio Histórico da UFPR, a maior construção da cidade na época – 1926, obra que representava para a sociedade paranaense a aquisição de valores perenes: credibilidade, eficiência, desenvolvimento e progresso.

Ao longo do tempo as imagens do belo edifício sofreram transformações testemunhando as mudanças sociais que aconteciam no transcurso do século XX. O ecletismo que reunia vários estilos arquitetônicos numa mesma obra foi acentuado durante os cinco períodos de obras, de 1913 a 1955. A academia crescia e a História abraçava o Prédio Antigo.

Finalmente, os avanços trazidos pela federalização viabilizaram a transformação radical da arquitetura instituindo definitivamente os elementos neoclássicos da então “Universidade Federal do Paraná” – 1950.

História – Mas o percurso da UFPR é marcado fortemente pelo dia 19 de dezembro do ano de 1912, data em que o doutor Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade – representativa também da emancipação política do Paraná. Em 1913 a Instituição dava os primeiros passos ofertando os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia.

Ultrapassando dificuldades chegou à federalização em 1950 tornando-se uma Instituição pública e gratuita na gestão do reitor Flávio Suplicy de Lacerda. Foi o impulso para o crescimento avançando com a construção do Hospital de Clínicas em 1953, do Complexo da Reitoria em 1958 e do Centro Politécnico em 1961.

Hoje, 93 anos de História tornaram o Prédio Histórico um verdadeiro ícone: o Símbolo de Curitiba. Da Curitiba que acolheu e do Estado que cresceu tanto dentro como fora das colunas gregas que evocam o saber.

Aniversário – Entre as ações programadas para celebrar o aniversário da UFPR, merece destaque a elaboração do livro “G. Baeta de Faria – Vida e Obra”, biografia do engenheiro Guilhermino Baeta de Faria, autor do projeto original do primeiro prédio. Suas memórias foram reunidas pelo neto, o arquiteto Reinaldo Baeta de Faria.

Foto(s) relacionada(s):


Abertura da exposição sobre os 93 anos
Foto: Lais Murakami


Visitantes na exposição sobre os 93 anos
Foto: Lais Murakami

Fonte: Sônia Loyola

Sugestões

08 maio, 2025

O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]

08 maio, 2025

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]

08 maio, 2025

Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]

07 maio, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]