Será aberta nesta terça-feira (16) a Exposição de Troféus dos Atletas da UFPR. Estarão em exibição cerca de 70 troféus conquistados por atletas da Universidade nas modalidades futsal, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo, tênis de campo, judô, jiu-jitsu e esgrima paralímpica. A mostra estará no Hall do Prédio de Administração, no Centro Politécnico da UFPR, até o dia 23 de dezembro.
Neste ano, foram muitas vitórias comemoradas pelos atletas da UFPR. Em setembro, a equipe da Universidade participou da 54ª edição dos Jogos Universitários Paranaenses (JUPS), competindo em todas as modalidades, e ficou em segundo lugar na classificação geral do campeonato, que aconteceu em Cianorte.
Além do vice-campeonato geral, a UFPR trouxe para casa nove medalhas dos JUPS: três de ouro (atletismo, judô e tênis de mesa femininos), três de prata (xadrez e tênis de mesa masculinos e basquete feminino) e três de bronze (basquete masculino e handebol e xadrez femininos).
A UFPR também fez bonito na 27ª Copa Unisinos, que aconteceu em novembro, no Rio Grande do Sul. As equipes feminina e masculina de atletismo da UFPR conquistaram no total 24 medalhas – 11 de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Com esse resultado, a UFPR alcançou o primeiro lugar no ranking feminino, e o segundo lugar no masculino. Na mesma competição, a equipe feminina de basquetebol da UFPR levou a medalha de bronze.
Outro esporte em que a UFPR se destaca é a esgrima paralímpica. Em novembro deste ano, a atleta Janaína Azevedo G. Aguilera levou o ouro no Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas, na modalidade Espada.
A exposição faz parte da programação de comemoração dos 102 anos da UFPR. Entre os troféus em exposição, o mais antigo é de 1975, os demais representam as conquistas dos últimos dois anos.
Exposição de Troféus dos Atletas da UFPR
Abertura: 16 de dezembro, 14:30
Término: 23 de dezembro
Hall do Prédio de Administração
Centro Politécnico – curitiba – PR
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210
Por Helen Mendes
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]