Foto: Paula Nassar
Os veranistas que passam férias no balneário de Pontal do Sul (Pontal do Paraná) puderam participar, na terça-feira (24), do projeto de educação ambiental coordenado pelos pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação, do Centro de Estudos do Mar da UFPR. Em uma tenda montada na praia, foram explicadas as atividades que estão sendo realizadas sobre o monitoramento das praias e parte das pesquisas em andamento. O objetivo foi atrair principalmente as crianças, para que possam crescer com uma consciência dos cuidados necessários em relação ao meio ambiente, segundo a coordenadora do Laboratório, Camila Domit.
O que mais chamou a atenção foi a soltura no mar de uma tartaruga verde da espécie Chelonia mydas que foi resgatada pelos bombeiros em 16 de janeiro, na Praia Brava de Matinhos. O animal tinha um anzol preso na boca e foi medicado pelos pesquisadores no Centro de Estabilização de Fauna Marinha, no CEM. Perto de 100 pessoas acompanharam o momento em que a tartaruga foi devolvida ao mar. Segundo a pesquisadora Camila Domit, o retorno desse animal representa o cumprimento dos deveres da sociedade para com o meio ambiente. “Penso que temos duas responsabilidades: uma com a espécie por estar ameaçada de extinção e outra por que este animal foi impactado de forma negativa por uma atividade executada pelo homem. Se nós causamos o mal ao animal, é nossa responsabilidade como sociedade, também atendê-lo e dar condições para que seja devolvido ao seu ambiente natural. Nossa responsabilidade é tentar corrigir o mal”.
Foto: PMP/BS
O projeto de monitoramento de praias (PMP/BS) é uma parceria entre o Centro de Estudos do Mar da UFPR com a Univale – Universidade do Vale do Itajaí (SC). Há um telefone para que as pessoas possam comunicar o aparecimento de animais e aves encontradas na areia. Através do 0800-6423341 é possível solicitar o resgate e as equipes do laboratório irão providenciar o atendimento.
O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo por parte da Petrobrás no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Assim é realizado o monitoramento das praias e realizado o atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]
Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.
Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.
O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]