Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação UFPR está com oportunidades abertas para Transferência de Tecnologia

Três invenções da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com ofertas abertas à transferência de tecnologia. Publicadas na última terça-feira (5) pela Agência de Inovação, as oportunidades buscam atrair empresas em parcerias de PD&I. O objetivo é incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico do país e fazer com que o conhecimento produzido na universidade seja disponibilizado à sociedade.

Um repelente, um programa de computador e um composto biodegradável estão entre as invenções listadas pela Agência. Os trabalhos foram formulados por pesquisadores e professores de diferentes setores e áreas do conhecimento.

Repelente de Artrópodes

Sob coordenação do professor doutor Francisco de Assis Marques, do Laboratório de Ecologia Química e Síntese de Produtos Naturais (LECOSIN) – Departamento de Química do Setor de Ciências Exatas da UFPR, a invenção descreve a obtenção de repelente de artrópodes de alta eficiência a partir da transformação química de uma substância empregada pelos mosquitos como atraente, o ácido lático, bem como de lactatos, no caso o (S)-lactato de etila. “Esse repelente se constitui no primeiro desenvolvido a nível mundial, a partir de uma substância que, originalmente, atua como atraente”, diz coordenador.

Segundo o pesquisador, embora necessite de alguns testes de toxicidade dérmica e ocular, a nova molécula com ação repelente apresenta baixa toxicidade.

As empresas interessadas no desenvolvimento desta tecnologia tem até o dia 20 de maio para submeter propostas. Mais informações aqui.

Programa de Computador – UFPRWagonRecognition

Desenvolvido pelo professor David Menotti Gomes, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná, vinculado ao Setor de Ciências Exatas, em conjunto com o alunos Rayson dos Santos, doutorando do Departamento de Informática e Alessander Boslooper, aluno de especialização do Departamento de Engenharia Química, o programa de computador “UFPRWagonRecognition” é um sistema robusto e eficiente baseado em visão computacional e deep learning para contagem e identificação automática de vagões ferroviários.

O sistema pretende suprir a demanda do setor ferroviário, que precisa fazer a contagem e identificação de vagões durante a passagem de um trem por um ponto de controle, como uma estação ferroviária ou depósito, por exemplo.

Para esta oferta tecnológica, as empresas interessadas podem enviar propostas até o dia 21 de maio. Saiba mais aqui.

Composto Biodegradável de Matrizes Poliméricas

Pesquisadores do Laboratório de Engenharia Bioquímica e de Biotecnologia (Lengebio), sob coordenação da professora Michele Rigon Spier,  do Departamento de Engenharia Química da UFPR (Setor de Tecnologia), desenvolveram o “Composto Biodegradável de Matrizes Poliméricas”, plástico biodegradável capaz de se decompor em apenas cinco meses.

O edital e as informações da invenção podem ser conferidas aqui. As empresas interessadas no desenvolvimento desta embalagem devem devem submeter propostas até o dia 25 de maio. 

Todas as oportunidades podem ser consultadas neste link. 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...