O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná celebrou, em 2019, o pioneirismo e a inovação do Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas, com uma série de reportagens publicadas no portal da UFPR e do Complexo Hospital de Clínicas.
O Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO) é pioneiro por ter sido o primeiro a realizar um transplante de medula óssea na América Latina. A história do TMO no CHC envolve a Universidade Federal do Paraná, institutos de assistência, parceiros internacionais e milhares de pacientes curados por conta da persistência da equipe e da liderança acadêmica do professor e pesquisador Ricardo Pasquini. O médico viu o Hospital crescer, ampliar seus serviços e participou das principais questões regulatórias referentes ao transplante no Brasil.
O material está dividido em quatro partes que resgatam o histórico de pioneirismo, a importância e o protagonismo dos pacientes, a inovação possibilitada pelo espírito científico e o compromisso do HC, um Hospital Escola, em prestar um serviço de excelência.
Leia:
Dia 13 – Hospital escola: o papel da universidade em um serviço de excelência
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]