Imagem Padrão

Téssera Companhia de Dança da UFPR inicia temporada do espetáculo ”O Cubo”

12 junho, 2024
13:43
Por Bruna Soares
Ciência e Tecnologia

A Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná (UFPR) convida para a temporada do espetáculo “O Cubo”, de 26 a 29 de junho (quarta a sábado), sempre às 20h30, no Teatro da Reitoria da UFPR. A entrada é gratuita e a classificação é livre. 

Imagem: Téssera Companhia de Dança.

Com coreografia de Rafael Pacheco, a obra é permeada por uma temática poética que manifesta o isolamento invisível que a humanidade vive. O release coreográfico provoca: “Assim como o cubo, sólido geométrico tridimensional, o ser humano pode apresentar seis faces, doze arestas e oito vértices, com vários lados, segmentos de retas e vinte e sete pontos de união definidos por linhas dimensionais, diametrais e diagonais a partir do centro.”

Ação, movimento e gesto são desencadeados pela dificuldade do indivíduo romper um isolamento não forçado, onde se fazem prisioneiros da própria realidade. É perigoso aproximar-se dos outros? Por que a necessidade absoluta de silenciar? Distanciar-se para poder respirar? A que tipo de adaptação é preciso recorrer quando consegue sair de dentro do eu-cubo? Como ser flexível e paciente para romper a atrofia social, ansiedade e tristeza profunda? Como fazer sobreviver relações que necessitam de determinado contexto para existir? São camadas complexas que acessadas produzem reflexos no emocional.

Imagem: Téssera Companhia de Dança.

O espetáculo de dança tem duração aproximada de uma hora. E não é necessário retirada de ingresso antecipadamente. 

Serviço:

Espetáculo “O Cubo”
Data: 26 a 29 de junho de 2024
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – Rua XV de Novembro, 1299.
Entrada gratuita – Classificação livre
*Não é necessário retirar ingresso antecipadamente.

Com informações da Téssera Companhia de Dança UFPR

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.