Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese da UFPR sobre o Partido Vox é destaque em premiação na área de letras e linguística

A tese intitulada “No somos fachas, somos españoles: o nome Franco no discurso do Vox”, desenvolvida por Matheus França Ragievicz e orientada pela professora Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR recebeu o segundo lugar do Prêmio Luiz Antônio Marcuschi. A distinção foi dada durante o 37º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói-RJ.

Francisco Javier Fernández Tarrío em apresentação do Partido Vox em La Coruña na Espanha. Foto: Contando Estrelas/Vigo/Creative Commons

A tese premiada mergulhou no discurso político, explorando a presença e o impacto do nome “Franco” no discurso do partido Vox, partido de extrema-direita que vem crescendo na Espanha, com o objetivo de compreender suas conotações e implicações em uma perspectiva linguística e social.

O partido Vox é conhecido por suas posições políticas de direita na Espanha, acusado de expressar um ideias fascistas. Fundado em 2013, ganhou destaque por sua defesa de valores conservadores, soberania nacional e críticas às políticas de imigração. Sua ascensão na política espanhola foi marcada por debates sobre nacionalismo, identidade e tradição, elementos que foram investigados na pesquisa premiada.

A análise do nome “Franco” remete ao período histórico da ditadura franquista, liderada pelo general Francisco Franco, que subiu ao poder com ajuda da Alemanha do período nazista e governou a Espanha de 1939 até sua morte em 1975. O regime foi caracterizado por sua natureza autoritária, repressão política e social, além da imposição de uma ideologia nacionalista e conservadora.

Sugestões

Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Professor da UFPR recebe nomeação para o comitê de liberdade sindical da  OIT
Neste último final de semana, no dia 14 de junho, o professor Sandro Lunard da Universidade Federal do...
UFPR divulga diretrizes para readequação do calendário acadêmico
Tendo em vista o contexto da greve nacional dos servidores técnico-administrativos e servidores docentes,...
Professor da UFPR recebe prêmio  Internacional de Excelência em Endocrinologia da Endocrine Society
O professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cesar...