Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese da Biológicas propõe sensor eletroquímico para controle da formação de biofilmes e incrustações na água e equipamentos

Paulo Marangoni defende tese no Setor de Biologicas.A adoção de sensores eletroquímicos, por serem sensíveis às modificações no líquido circulante e no metal, em substituição ao hipoclorito de cálcio, normalmente utilizado na limpeza de sistemas de resfriamento de usinas hidrelétricas. Esta foi a proposta apresentada pelo aluno Paulo Marangoni em sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia Básica do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Durante a pesquisa, realizada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, o engenheiro químico identificou os efeitos de biofilmes e bioincrustação que são formados sobre superfícies e equipamentos metálicos submersos ou expostos à influência de águas naturais ou matéria orgânica. Observou que os biofilmes são resistentes aos biocidas, agentes estes que controlam o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem contaminar a água e inutilizar os equipamentos utilizados. Além do problema da saúde, afeta diretamente diversos setores da indústria, explica Marangoni.

Áreas de Aplicação

Segundo a professora Ida Chapaval Pimental, que orientou o estudo, a aplicabilidade da pesquisa é diversa (setor de petróleo e gás; alimentos, saúde humana e anima). A pesquisa desenvolvida permitirá a apresentação de subsídios para o desenvolvimento de novos agentes de controle microbiológicos; para novas formas de aplicação de produtos para controle de biofilmes em usinas hidrelétricas; além do monitoramento dos biofilmes quando expostos a águas sem tratamento.

Paulo Marangoni destaca que foram muitas as dificuldades enfrentadas pois a pesquisa trata de um assunto multidisciplinar. A ligação de áreas distantes, como eletroquímica, microbiologia e ciência dos materiais, “é um desafio a mais para o entendimento completo do assunto, no entanto, é também uma oportunidade para uma discussão bastante valiosa, visando a solução de futuras demandas”, ressalta ele.

Celsina Favorito, com informações da Aspec

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...