Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese cria sistema para auxiliar pessoas com deficiência visual na identificação das cores

Uma pesquisa realizada no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPR desenvolveu um sistema simples e eficiente para o reconhecimento de cores entre pessoas com deficiência visual. O trabalho da pesquisadora Sandra Marchi, intitulado “Design universal de código de cores tátil: contribuição de acessibilidade para pessoas com deficiência visual”, foi reconhecido e premiado no Viva Inclusão. Ela teve a orientação dos professores Ramón Sigifredo Paredes e Maria Lúcia Okimoto.

Segundo Sandra, a possibilidade do reconhecimento de cores entre as pessoas com deficiência visual eleva a auto-estima e melhora a qualidade de vida. “O nosso mundo é colorido. Mesmo a pessoa tendo uma deficiência visual, ela vive nesse mundo e ela usa cores”. Roupas, sapatos, objetos e jogos, por exemplo, usam essa informação de forma predominante. “Elas nunca têm acesso a essa informação tão comum no nosso dia”, justifica.

A identificação das cores também dá mais autonomia à pessoa com deficiência, especialmente porque o sistema é simples e de fácil aprendizado. O código foi baseado no braile e na teoria da cor, utilizando as cores primárias, as secundárias e o preto e branco. Pontos e linhas em relevo permitem que se reconheça as cores.

O sistema passou por um experimento com pessoas cegas congênitasadquiridas, pessoas daltônicas e pessoas apenas usando venda. A média de tempo para que aprendessem o código foi de 20 minutos. “Ali constatamos que ele é super eficiente”, destaca a pesquisadora, que atesta que a inovação está justamente na facilidade para que as pessoas aprendam e usem o código.

Reveja todos os episódios e saiba mais sobre o projeto.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...