Termina nesta quarta-feira prazo para pedir isenção de taxa de inscrição no vestibular da UFPR

09 julho, 2024
11:42
Por Jéssica Tokarski
Ensino e Educação

Termina nesta quarta-feira (10/07) o prazo para pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular 2025 da UFPR. Os pedidos devem ser feitos por meio de formulário próprio disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR), após a conclusão do processo de inscrição.

Podem pedir isenção candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações: a) estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal ou b) tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e, ao mesmo tempo, comprovem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.

Para os demais candidatos, a taxa de inscrição é de R$ 195,00. O prazo para inscrição no vestibular vai até o dia 22 de agosto.

Candidatos que pedirem isenção de taxa devem consultar no site do NC/UFPR, no dia 19 de julho, a relação de pedidos deferidos. Será possível recorrer do resultado, mas se ao final o pedido de isenção continuar indeferido, será possível pagar a taxa de inscrição até 23 de agosto.

Vagas e cotas

Para 2025, a UFPR oferece 5.278 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Do total de vagas, no mínimo 50% são destinados para estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas (o percentual varia conforme o curso). Dentro dessa reserva há cotas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e, a partir deste ano, também para quilombolas – categoria incluída a partir da revisão da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, no ano passado. (Clique aqui para assistir a um vídeo explicativo sobre o sistema de cotas.)

Para a categoria renda, o limite foi alterado, também durante a revisão da Lei de Cotas. Agora, o máximo admitido para concorrer nessa categoria é um salário mínimo mensal por pessoa da família (até o ano passado, o limite era de 1,5 salário mínimo).

Os candidatos a vagas de cotas precisam passar por bancas de validação de autodeclaração. Para pretos e pardos, a banca consiste em entrevista por vídeoconferência. Para as demais categorias, a banca é documental, ou seja, os candidatos devem enviar documentos que comprovem a condição declarada no momento da inscrição.

A UFPR ainda oferece, em cada curso, uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, para a qual qualquer candidato pode se inscrever, desde que comprove sua condição de pessoa com deficiência.

Provas

A prova da primeira fase do Vestibular UFPR 2025 está agendada para o dia 20 de outubro, às 14 horas. Serão 90 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de  Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia. O programa oficial de prova está disponível no site do NC/UFPR.

A segunda fase consistirá em uma prova de Produção e Compreensão de Textos, marcada para o dia 1º de dezembro, às 14 horas, para todos os candidatos convocados para essa fase. No dia 2 de dezembro, às 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, apenas para os candidatos inscritos para cursos que têm essa exigência. No mesmo dia, às 10h30, acontece a Prova Teórica Objetiva para os candidatos ao curso de Música.

A divulgação do resultado final do Vestibular 2025 está prevista para o dia 17 de janeiro de 2025.

Todas as informações sobre o Vestibular 2025 estão disponíveis no edital, que pode ser acessado aqui. O edital também está disponível em Libras. Junto com o edital, o NC/UFPR publicou o Guia do Candidato, que reúne as informações sobre o processo de inscrição de forma bem simplificada, para auxiliar os candidatos.

PRINCIPAIS DATAS DO VESTIBULAR 2025

Período de inscrições: 29 de maio a 22 de agosto

Último dia para pedir isenção de taxa: 10 de julho

Último dia para pagar a taxa de inscrição: 23 de agosto

Período para solicitar atendimento especializado nos dias de prova: 29 de maio a 22 de agosto

Período para solicitar uso de nome social: 29 de maio a 23 de agosto

Período para envio de documentação de quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência: 29 de maio a 22 de agosto

Prazo final para alteração de inscrição: 27 de agosto

Convocação para a banca de validação para pretos e pardos: 16 de setembro

Bancas de validação para pretos e pardos: 23 de setembro a 4 de outubro

Prova da primeira fase: 20 de outubro

Provas da segunda fase: 1º e 2 de dezembro.

Para saber mais e acompanhar todas as novidades, siga @vestibaufpr no Instagram e no Facebook.

Com informações do NC/UFPR

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.