A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção de inovação em diversas etapas do evento. Estes são os principais legados da 30ª Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP 2025) – que reuniu nesta semana em Curitiba mais de 600 congressistas de 50 países -, segundo palavras do seu presidente, o médico veterinário Marcelo Molento, professor da UFPR.
“Também cito a rede de conexões estabelecidas entre pesquisadores, universidades e empresas do mundo inteiro. Tivemos aqui grupos que já saíram com projetos conjuntos marcados, universidades que se aproximaram e empresas interessadas em transformar resultados em produtos. Esse impacto global é o que fica”, afirmou Molento na solenidade de encerramento.
O WAAVP 2025 se destacou por adotar mais de 20 medidas voltadas à inclusão e ao respeito às diferenças. Entre elas, a criação de uma sala multirreligiosa, a instalação de banheiros neutros e a preocupação em garantir acessibilidade em todas as etapas do evento. “Queríamos que cada congressista tivesse um olhar além do científico, percebendo a conferência também como espaço de acolhimento e respeito”, destacou Molento.
A valorização da cultura brasileira também foi parte da programação. O fandango, manifestação tradicional do litoral do Paraná, foi celebrado no evento, assim como o hino nacional, entoado em momentos de abertura, reforçando o sentido de cidadania.
A sustentabilidade foi outro pilar. O WAAVP 2025 buscou ser um evento carbono zero, com iniciativas que incluíram a compensação de carbono por meio do plantio de 2,5 mil a 3 mil árvores em uma região degradada na Bahia, historicamente afetada pela monocultura do cacau.
Para Molento, o caráter técnico foi mantido em alto nível, com palestras e debates sobre os avanços da parasitologia veterinária em todo o mundo. Mas o formato também incentivou o diálogo: por ser realizado integralmente em inglês, sem divisões temáticas excessivas, o congresso estimulou a interação direta entre especialistas de diferentes áreas. “Essa abordagem foi essencial para que pesquisadores de várias frentes se conectassem. Acredito que esse espírito de colaboração será lembrado como o grande diferencial da 30ª edição do WAAVP”, encerrou Molento, citando que o evento foi moldado em mais de 4,5 mil horas de trabalho, envolveu mais de 100 pessoas, distribuídas em 20 áreas científicas, que resultaram em 512 abstracts submetidos, 130 apresentações orais e 338 apresentações em formato de pôster.
“Foi uma honra estar aqui, e confesso que até agora apenas uma pessoa ainda não brigou comigo, mas ainda há tempo”, disse o Presidente da Comissão Científica, Livio Marins Costa Junior, divertindo a plateia. “Fizemos o melhor possível, e mesmo muitos excelentes trabalhos e estudos não puderam estar na sessão oral, porque recebemos contribuições de altíssimo nível, o que tornou o processo de seleção muito difícil. Cerca de 40% dos trabalhos são nacionais, mostrando a força da colaboração não só no Brasil, mas também na América do Sul e em várias partes do mundo. Tenho certeza de que vocês ainda ouvirão muito mais sobre a parasitologia brasileira”, concluiu.
Ao final da solenidade, o representante de Berlim – próxima cidade-sede –, o médico veterinário Georg von Samson-Himmelstjerna, apresentou um vídeo sobre a estrutura que receberá a 31 edição do WAAPVP.
“Foi um evento especial aqui em Curitiba, que certamente levantou a barra da qualidade e deixa o desafio de estar à altura nas próximas edições. Foi um privilégio aproveitar tantos trabalhos de excelência em um ambiente maravilhoso para networking”, disse. “E, com grande entusiasmo, anunciamos que a 31ª edição do WAAVP será realizada em Berlim, na Freie University e no Estrel Convention Center, sendo esta a terceira vez que o congresso acontece na Alemanha, desde a última em 1989”, finalizou, anunciando que a próxima edição terá como lema “No matter when, no matter how, veterinary will unite us all”.
O WAAVP 2025 foi promovido pela WAAVP e correalizado pela Paraná Tecnologia e Metrologia e Universidade Federal do Paraná. A WAAVP – Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária – é uma organização sem fins lucrativos voltada a cientistas que estudam helmintologia, protozoologia e entomologia. Fundada em 1963, a associação é a maior organização internacional de parasitologia veterinária do mundo, com mais de 600 membros, incluindo veterinários, parasitologistas e outros interessados na área.
Com Daniela Licht /assessoria do evento
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Espetáculo aborda obra literária e musical do poeta A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, […]
Por Comunicação Proec/UFPR Já está disponível a nova edição da revista Extensão em Foco, a publicação científica chega […]
A Universidade Federal do Paraná se prepara para receber o ronco dos motores no mês de novembro. Pela […]