Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Termina dia 31 prazo para inscrições de universitários que desejam se transferir para a UFPR

Termina na próxima segunda-feira, dia 31, o prazo para inscrições de estudantes de outras instituições de ensino superior que desejem pedir transferência para a UFPR, por meio do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). A UFPR está ofertando para o ano letivo de 2023 um total de 534 vagas, em 88 cursos, nos campi de Curitiba, Matinhos, Jandaia do Sul, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

A maior parte das vagas (65%) é para cursos sediados em Curitiba. São 346 vagas, em 63 cursos. As demais estão distribuídas da seguinte forma: 27 em Matinhos, 114 em Jandaia do Sul, 27 em Palotina, 19 em Pontal do Paraná e 1 em Toledo.

O Provar foi criado em 2003, com o objetivo de preencher vagas ociosas, provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus. Anualmente o programa oferece, primeiro, vagas para a comunidade interna (estudantes da UFPR que desejam mudar de curso, turno ou campus ou ainda fazer reaproveitamento de curso). Por último são divulgadas as vagas para transferência externa.

Para se inscrever na modalidade Transferência, o candidato deve possuir registro regular (com matrícula ativa ou trancada) em outra instituição de ensino superior, no mesmo curso ou em um dos cursos aceitos pelo seu correspondente na UFPR. Para cada curso há um período máximo que o estudante deve ter cursado na instituição de origem.

A seleção será feita por meio de uma prova com 60 questões objetivas – 11 de Língua Portuguesa, 7 de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, e 7 de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. A prova será realizada no dia 11 de dezembro.

Inscrições

As inscrições para o Provar 2023 na modalidade Transferência poderão ser feitas até o meio-dia de 31 de outubro, exclusivamente pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR (nc.ufpr.br). A taxa é de R$ 160,00.

O quadro de vagas e todas as informações sobre o Provar Transferência 2023 estão disponíveis no edital do processo, que pode ser acessado aqui.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...