Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SUS Forte e Democrático é tema do IV Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o IV Congresso de Saúde Coletiva com o objetivo de debater o desafio de reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontece no Auditório Gralha Azul do Campus Jardim Botânico e em outros espaços do local.

A programação busca criar espaços de discussão e debate que permitam maior capacidade de discernimento, de crítica e de formulação de proposições para o desenvolvimento social e humano no SUS, visando prioritariamente o SUS paranaense.

Nesse contexto, as palestras, painéis, rodas de conversa e entrevistas previstas irão fomentar discussões políticas e científicas com o intuito de reafirmar o caráter social da política de saúde: SUS 100% público, de acesso universal, garantindo o direito aos serviços e produtos de saúde a todas as pessoas. Além de fortalecer debates sobre a defesa da vida como sinônimo de defesa da democracia, da luta pela paz, da luta feminista e contra o patriarcado, de políticas antirracistas, proteção aos povos originários e ações decoloniais, anti-LGBTQIA+ fóbias, anticapacitismo, antimanicomiais, e contra todo tipo de discriminação, afirmando a liberdade nas diferentes formas de vida.

A mesa de abertura acontece nesta quinta-feira (5) a partir das 8h15 e terá transmissão ao vivo no canal “Eventos” da UFPR TV no YouTube. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

Sugestões

UFPR terá palestra gratuita sobre  “Os Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução”
Serão duas palestras: do dia 20 e 21 de junho são direcionadas a crianças de 9 a 12 anos. Já a  palestra...
II Semana Científica de Biologia Celular e Molecular da UFPR acontece em julho
A Semana Científica de Biologia Celular e Molecular é um evento organizado anualmente pelo  Programa...
Grupo de estudos da UFPR lança novo mapeamento das Desigualdades Sociais na Região de Curitiba
Este documento tem como temática a  Saúde A desigualdade social se tornou um importante problema...
Concerto celebra o Centenário da instalação do órgão Speith da Igreja Bom Jesus dos Perdões
Em 13 de junho de 1924 era instalado o órgão da firma Speith, alemã, na Igreja Bom Jesus dos Perdões,...
pt_BRPortuguese