Estudantes do oitavo período de Engenharia Civil da UFPR, Guilherme Pereira, Vitor Lopata e Régis Fernando já estão começando a ter seu talento profissional reconhecido. Os três jovens estão criando uma startup que, apesar de ainda não estar ativa, já foi finalista de duas competições nacionais de ideias de negócios de alto impacto: o Desafio Paraná, organizado pelo governo do Estado, e a Bota Pra Fazer, competição promovida pela organização de apoio a empreendedorismo Endeavor.
A ideia que está ganhando força foi batizada de Colloc (www.colloc.com.br) e se propõe a ser uma plataforma de economia colaborativa para locação de equipamentos pesados na construção. Inspirados pelos professores Renée Mauborgne e W. Chan Kim, autores de “A Estratégia do Oceano Azul”, que ensina como investir em mercados inexplorados, os graduandos se basearam em tendências internacionais de negócios para criar a startup.
“Estamos validando o primeiro MVP [produto viável mínimo, a versão mais simples de um produto] com um cliente parceiro que disponibilizou 40 equipamentos para nós fazermos os primeiros negócios”, conta Guilherme Pereira, que acredita no potencial de programas que fomentem o empreendedorismo dentro da universidade. “Tivemos um forte apoio da Agência de Inovação da UFPR, que sempre nos deu um suporte muito bom”.
Única representante do Paraná, a equipe foi até São Paulo para a cerimônia de premiação do Bota Pra Fazer. “Foi incrível participar do evento”, comemora Pereira. “Estar ao lado de gente do Brasil inteiro e poder levar o nome da UFPR para fora do nosso estado, mostrando que daqui podem sair grandes nomes do empreendedorismo brasileiro”.
Para o desenvolvimento da Colloc, os alunos tiverem o apoio da professora Andrea Ryba e do professor Luiz Aurélio Virtuoso, ambos do Departamento de Transportes da UFPR.