Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SPIn UFPR faz levantamento de empresas-filhas, as ligadas à comunidade da instituição; veja como informar

Mapeamento contínuo busca subsidiar ações de incentivo e fomento ao empreendedorismo, ajudar em rankings e informar impacto social

Egressos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que hoje têm empresa ou startup são o foco do mapeamento contínuo da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) da UFPR sobre empresas-filhas da instituição.

A superintendência mantém um formulário on-line para ser preenchido pelos responsáveis por esses empreendimentos, disponível neste link.

Segundo Pedro Henrique Cademartori, diretor da Agência de Inovação da SPIn, a ideia é que a universidade possa mensurar o impacto da sua atuação nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo regionais, nacional e internacional.

De posse dessas informações, a superintendência terá mais meios de captar recursos a fim de subsidiar ações de incentivo e fomento em prol de empreendimentos da sua comunidade acadêmica.

Outro objetivo do mapeamento é melhorar os dados que são utilizados em ranqueamentos universitários, entre eles o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), e as informações sobre as contrapartidas sociais da UFPR.

“A comunicação de efeito também serve como inspiração, seja para ingresso na universidade, seja para demonstrar a referência que queremos ocupar em empreendedorismo, mas entendemos que o mais importante é a devolutiva à sociedade”, explica Cademartori, que é professor do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal (DETF) da UFPR.

“Com esses demonstrativos, captaremos mais e melhores recursos para nossas atividades”.

Projeção

Com base em pesquisa interna, a Unidade Promotora de Ambientes de Inovação da Agência de Inovação avalia que somente na última década mais de 1,5 mil empreendimentos foram iniciados por egressos da UFPR.

Atualmente a UFPR tem uma comunidade interna de cerca de 42 mil pessoas, entre estudantes e servidores, em seis cidades paranaenses.

A agência também pretende se aproximar mais desses negócios, colocando à disposição serviços como incubação e pré-incubação, que apoiam o desenvolvimento e a tração de empreendimentos.

“A Agência de Inovação da SPIn tem papel importante junto a comunidade interna e externa, mas buscamos ainda mais reconhecimento para a UFPR em nível nacional e internacional. Assim demonstrando o potencial dos trabalhos desenvolvidos por discentes, docentes e técnicos, que podem se refletir quando novos empreendimentos surgem na sociedade”.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...