Imagem Padrão

Sobreviventes de Hiroshima realizam palestra na UFPR nesta sexta-feira; evento será transmitido pela UFPR TV

10 setembro, 2018
17:51
Por
Extensão e Cultura

Três sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história participam de uma palestra na Universidade Federal do Paraná, relatando as experiências de vida e consequências do bombardeio, nesta sexta-feira (14). A entrada é gratuita e a atividade terá início às 16h30, no Auditório Professor Ulysses de Campos, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Jardim Botânico. Haverá transmissão ao vivo pela UFPR TV.

O militar Takashi Morita e os civis Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Na época, Morita tinha 21 anos; Kunihiko, cinco; e Junko, dois.

Pela segunda vez em Curitiba, o trio também participará do espetáculo “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, com apresentação única no sábado (15), às 20h, no Auditório Mario de Mari, na sede da Fiep.

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes Pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram doze meses de pesquisa com palestras, estudos, debates, lançamento de livro, exibição de documentários, leituras dramatizadas e apresentações teatrais.

Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam.

Hiroshima

Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia.

Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado dos únicos ataques nucleares contra civis em toda a história.

No Brasil, há 83 sobreviventes das bombas, todos associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, anteriormente chamada de Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento dado a essas pessoas, a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.

Palestra com sobreviventes de Hiroshima

Data: 14 de setembro, sexta-feira
Horário: 16h30
Local: Auditório Professor Ulysses de Campos, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Jardim Botânico
Entrada gratuita – Transmissão ao vivo pela UFPR TV

(Com informações de FC COMUNICAÇÃO)

Sugestões

25 julho, 2025

Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]

24 julho, 2025

Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]

24 julho, 2025

Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]

24 julho, 2025

Evento acontecerá no campus Centro Politécnico, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de agosto; programação é […]