Imagem Padrão

Sistema de Bibliotecas promove Seminário de Competência Informacional em Ciências da Saúde

24 outubro, 2018
12:38
Por
UFPR

Começou nesta quarta-feira (24) o Seminário de Competência Informacional em Ciências da Saúde (COINFOCS). O evento é promovido pelo Sistema de Bibliotecas (Bibliotecas de Ciência da Saúde) da Universidade Federal do Paraná e tem como objetivo discutir a gestão da informação em Ciências da Saúde, apresentando soluções que oportunizem a competência informacional para o desenvolvimento de pesquisas na área.

Participaram da abertura do Seminário o reitor Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor do Setor de Ciências da Saúde, Nelson Rebellato; a diretora do Sistema de Bibliotecas, Josefina Aparecida Soares Guedes; a coordenadora da Biblioteca de Ciências da Saúde, Cristiane Sinimbu Sanches e o presidente do Conselho de Biblioteconomia – 9ª região, Adriano Lopes Assunção.

Abertura do Seminário de Competência Informacional em Ciências da Saúde.

A iniciativa, realizada durante a Semana do Livro e da Biblioteca, ganhou destaque e envolve pesquisadores, bibliotecários e docentes da UFPR e de outras instituições. De acordo com a coordenadora da Biblioteca de Ciências da Saúde, Cristiane Sinimbu Sanches, há um avanço na questão da gestão da informação para auxiliar pesquisadores da área. “Conforme detectamos como é o fluxo da informação, vemos um impacto na qualidade dos referenciais teóricos e metodologias que os pesquisadores utilizam. Nosso objetivo é compartilhar essas informações e conhecer as experiências de outras instituições”.

“Esse tipo de debate tem que ocupar o centro das preocupações de qualquer instituição de ensino superior. A UFPR tem que estar comprometida a todo momento com a competência informacional e articulação com pesquisadores e gestores, pois o êxito do conhecimento depende disso”, afirmou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, durante a abertura do Seminário.

O diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor Nelson Rebellato, destacou a atualidade do tema. “A UFPR dá demonstração de que devemos utilizar a discussão e análise crítica dos assuntos que pautam nossas vidas. O papel da universidade é sempre apresentar soluções para a comunidade”, disse.

A diretora do Sistema de Bibliotecas, Josefina Aparecida Soares Guedes, ressaltou que o debate é fundamental pela importância da pesquisa acadêmica. “Desejamos, a partir desse evento, fomentar ações para fortalecer a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento”.

Competência Informacional

Com o tema “A gestão da informação e suas contribuições para a competência informacional dos pesquisadores em Ciências da Saúde – fonte, acesso, tratamento e uso da informação”, a primeira edição do Seminário segue o período da tarde nesta quarta-feira (24). A programação abrange palestras, mesa-redonda e painel temático, além de espaços para debates.

A gerente de serviços e produção de fontes de informação da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Carmen Verônica Abdala, ministrou a palestra de abertura “Decisões em saúde informadas por evidências científicas”. “Há dificuldades envolvidas e habilidades necessárias para o pesquisador encontrar informações corretas e saber como usá-las, transformando em conhecimento aplicado à saúde”, afirmou.

A palestrante destacou que o acesso ao conhecimento científico atualizado traz resultados positivos. “Se o pesquisador utiliza esse conhecimento relevante e apropriado ao seu contexto, terá condições de atender melhor a população, tomar melhores decisões, aplicando conhecimento científico para melhorar a prática da saúde. Nós trabalhamos para ajudá-lo nesse sentido”.

Sandra Schiavon, coordenadora técnica do Sistema de Bibliotecas da PUC, aprovou a realização do evento. “Aqui conseguimos mostrar o que as bibliotecas estão fazendo para a área da saúde, vamos apresentar experiências. É muito enriquecedor, as pessoas que estão envolvidas podem aproveitar ideias e desenvolver projetos em suas instituições”.

“Acho muito importante o debate, o assunto diz respeito a todas as áreas. É muito interessante dar essa autonomia para o usuário na pesquisa, isso traz agilidade e conhecimento para saber interpretar a informação utilizá-la”, avaliou a professora do curso de Gestão da Informação da UFPR, Vera Lúcia Belo Chagas, mediadora de um dos debates do Seminário.

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]