Nesta terça-feira (26), a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (Sipad-UFPR) promoveu uma homenagem ao professor Paulo Vinícius Baptista da Silva. Superintendente da Sipad, Paulo faleceu no dia 29 de outubro, aos 59 anos, e foi relembrado com carinho por familiares e amigos.
O evento, realizado no auditório do Departamento de Engenharia Química, no Centro Politécnico, contou com a exibição do documentário “Pela Porta da Frente: a aprovação de Políticas Afirmativas na UFPR”. A produção traz as disputas que ocorreram para que fosse possível a aprovação de cotas raciais e sociais na universidade em 2004, com a perspectiva de pessoas que participaram deste movimento.
Segundo Judit Gomes da Silva, coordenadora de comunicação da Sipad, a exibição do documentário já fazia parte da programação do Festival Negritude UFPR 2024 e, originalmente, contaria com um debate com a participação de Paulo Vinicius e da procuradora da UFPR, Dora Lucia Bertulio. Os dois foram protagonistas na implementação das políticas afirmativas no começo dos anos 2000.
“Nosso professor Paulo ancestralizou, e como nós tínhamos essa data que faz parte da programação do Novembro Negro, nós decidimos torná-la uma homenagem ao professor Paulo, porque ele também está no documentário ali e iria estar presencialmente aqui”, afirmou Judit.
A homenagem teve apresentação das cantoras Ariane Souza e Crisfanny Souza Soares, que fizeram parte da primeira turma que ingressou pela política de cotas na universidade. As egressas relembraram a acolhida dada pelo professor Paulo aos estudantes que fizeram parte daquele momento histórico.
Essa atitude do professor com os alunos também foi relembrada pela procuradora Dora Lúcia, que realizou uma fala após todos os presentes assistirem ao documentário “Pela Porta da Frente”. Dora relembrou como Paulo Vinicius foi importante para que estes estudantes negros que chegavam na universidade se reconhecessem naquele espaço e buscassem mais formas de ocupá-lo.
“A gente precisa ter muito presente e honrar bastante essa disponibilidade do Paulo, no sentido de fazer crescer cada vez mais cada uma das pessoas que estão aqui, cada uma das pessoas que de alguma forma passaram, passam e vão passar por todo esse processo de chegar nessas estruturas e tentar de alguma forma interferir”, disse.
Junto com Paulo, Dora Lúcia foi um nome muito importante para que as políticas afirmativas fossem implementadas na UFPR. O processo não foi fácil – os idealizadores do projeto enfrentaram muita resistência dentro da universidade até alcançarem a conquista, que contou com o apoio do movimento negro de Curitiba.
Para Dora, esse foi o início de um grande legado que Paulo Vinicius deixou na UFPR, incluindo a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) logo em 2004 e, da Sipad em 2017.
“Paulo Vinícius foi um amigo fantástico e um profissional excelente. Eu espero que todos os projetos dele, que todas as pessoas que estão ligadas aos projetos, Neab, deem muita força naquilo que seria a continuidade, a disponibilidade e, fundamentalmente, a briga, lutar para conseguir cada vez mais”, concluiu a procurada.
Após a fala de Dora Lúcia, o microfone ficou disponível para que todos que conviveram com Paulo pudessem prestar suas homenagens. Em um momento de muita emoção, a esposa de Paulo, Gisele de Souza, colegas da Sipad e do Neab, ex-alunos e colegas docentes falaram com carinho de suas melhores lembranças com o professor.
O documentário “Pela Porta da Frente: a aprovação de Políticas Afirmativas na UFPR” foi produzido em 2023 por Judit Gomes da Silva e pela equipe de estudantes: Beatriz Vieira de Oliveira (Artes Visuais), Eduarda Alves (Publicidade e Propaganda) Letícia Portela (Letras), Mateus Camilo dos Santos (Ciências Sociais), e Pamela Cristina da Silva Laguna (Ciências Sociais).
A produção contou com o apoio do PIBIS/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, da Superintendência de Inclusão Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e do Núcleo de Políticas de Comunicação e Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD).
“Pela Porta da Frente” está disponível gratuitamente no YouTube.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral convida a comunidade acadêmica e externa a se unir […]
Na última terça-feira (03), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) formalizou a renovação de um acordo de cooperação […]
O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná (GMPB-UFPR) retorna ao palco do Teatro da Reitoria nos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou um marco significativo em 2024, com a titulação de mais de […]