A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), celebra o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher, de forma a destacar um contexto de luta, resistência, igualdade e respeito.
A proposta contempla, deste modo, ampliar a visibilidade das vozes de mulheres, inserido no ambiente acadêmico. A cerimônia contará com o lançamento de três livros, que trazem temáticas inclusivas: Racismo Estrutural e Infância Negra: premissas para uma discussão conceitual e política sobre desenvolvimento infantil; Gritarias Epistêmicas – (r)existências de travestis e mulheres transexuais negras no Brasil; Arco-íris para quem? (in)visibilidades lésbicas e sapatônicas serão os livros em destaque.
O evento acontecerá no dia 31/03, às 19h30 no Anfiteatro 100 – 1º andar, Edifício Dom Pedro I, Reitoria UFPR.
Comporão a mesa de debates: Lucimar Rosa Dias e Waldete Tristão; Grazielle Tagliamento e Dayana Bruneto; Megg Rayara Gomes de Oliveira; Camila Mīg Sá dos Santos da Silva. A mediação do evento será realizada por Jessica Blaine. E a apresentação cultural seja feita por Andréia Gavita.


Ainda, a programação tem como temática “Vivências e o Empoderamento na Academia”. Por meio dos Projetos Comunicar Direitos e Negritude UFPR, a fim de evidenciar a luta feminina, a SIPAD reuniu os relatos da pesquisadora e professora do Departamento de Educação da UFPR, Lucimar Rosa Dias; da estudante de direito e ativista indígena pertencente às etnias Kaixana e Tikuna, Ivaniza Ruiz; e da psicóloga e doutoranda em Educação, Diana Theodoro como reconhecimento por suas atuações no ambiente acadêmico.
As histórias de empoderamento dessas mulheres foram contemplados em três vídeos que trazem suas relações com a cultura ancestral, com “ser mulher” e com o direito à universidade. Os vídeos produzidos que trazem a temática do Mês da Mulher, podem ser visualizados nas plataformas do YouTube no canal oficial SIPAD Comunica, e do Instagram no perfil sipad.ufpr.
Mais informações sobre a SIPAD e as programações disponibilizadas aos públicos, basta acessar: página institucional.

