UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sipad promove III Seminário Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidades – SIPAD, realiza, de 30 de junho a 01 de julho, em formato presencial, a 3ª edição do Seminário “Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia”, um espaço de socialização de pesquisas que está inserido na programação do Julho das Pretas Paraná desde 2019.

O objetivo do evento é promover o encontro de estudantes e pesquisadoras pretas em diversos níveis de formação e, assim, fomentar a produção intelectual, acadêmica/ativista de mulheres negras. Busca-se contrapor a invisibilidade negra que ainda persiste, e também conhecer e prestigiar o trabalho acadêmico de mulheres pretas do Paraná e de outros estados.

Para participar do Seminário, os interessados podem realizar a apresentação de trabalhos em fase inicial, em andamento ou com resultados concluídos, desde que sejam de autoria de mulheres negras que pesquisem relações étnico-raciais, entre outros temas que se adequem aos Grupos de Trabalho (GT’s) programados.

Também é possível participar do evento como ouvintes, realizando as inscrições a seguir: Seminário Pretas Acadêmica. O seminário terá certificação de 12h como evento de extensão. As inscrições tanto para expositores, quanto para ouvintes é até dia 10.06.

PROGRAMAÇÃO

No dia 30 de junho, às 19:00, acontecerá a Mesa de abertura: “Pretas Acadêmicas e a luta por democracia”.

Local: Anfiteatro 100 do prédio dom Pedro I, reitoria UFPR – Rua General Carneiro, n. 460.

Os Grupos de Trabalhos acontecerão no dia primeiro de julho nos períodos da manhã e tarde.

Para saber mais sobre o evento, acesse: III Seminário Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia.

Com informações de SIPAD UFPR.