UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sipad participa da segunda edição do “África em Curitiba”

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidades – SIPAD, participa da divulgação e apoio à segunda edição do África em Curitiba, evento que contará com três dias de comemorações em homenagem ao dia da África, 25 de maio.

O evento terá uma série de palestras e lançamentos de livros no salão nobre do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade, no dia 25 de maio. A proposta é debater, em um ciclo de cinco palestras, a percepção da diferença, a tradição, a noção de identidade, a diversidade e a inclusão. Para participar, é necessário realizar inscrição no link África em Curitiba.

Os participantes poderão discutir e refletir a respeito dos seguintes temas: Tradição e modernidade na África; Minha Cultura, Minha Identidade; Diversidade Cultural e Inclusão; África terra de investimento e oportunidade; e  Inserção política dos imigrantes Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

Voltada principalmente para mulheres e crianças, a celebração será repleta de atividades recreativas, com ensino e prática de brincadeiras e de jogos africanos, além de contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas culturais para os pequenos.

A Associação dos Africanos em Curitiba (Bomoko), organizadora do evento, ainda destaca o encontro “Gala Beneficente”, que acontece no dia 30 de maio. Para participar, é preciso se inscrever através deste formulário. O objetivo é propiciar e arrecadar fundos com o intuito de ajudar famílias imigrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como adquirir equipamentos para melhorar o funcionamento da associação.

Na ocasião, haverá algumas atrações artísticas, como danças africanas, música ao vivo e jantar temático, com pratos de Angola, Benin, Costa do Marfim, Guinée-Bissau, Marrocos, República Democrática do Congo e Senegal.

Para saber mais sobre o evento, acesse África em Curitiba.

Com informações de SIPAD UFPR.

Sugestões

Elas no MusA: apontamentos e pesquisas sobre artistas mulheres no acervo - 15 de junho  
Depois do período pandêmico, o Museu de Arte da UFPR marca a retomada das exposições de longa duração...
Departamento de Ciência e Gestão da Informação promove Jornada SIGAD
O Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR promove, no dia 20 de junho, a Jornada SIGAD....
Unidades da UFPR no litoral realizam Festival integrado, em 25.06
No próximo dia 25 de junho, das 9h às 17h, será realizado o “I Festival UFPR na Praia”, nas dependências...
Inscrições abertas para oficina sobre dress code executivo do Escritório Modelo de Secretariado da UFPR
A especialista em moda e estilo Oriana Magalhães Dupont será a ministrante da Oficina de Dress Code e...