UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sipad participa da segunda edição do “África em Curitiba”

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidades – SIPAD, participa da divulgação e apoio à segunda edição do África em Curitiba, evento que contará com três dias de comemorações em homenagem ao dia da África, 25 de maio.

O evento terá uma série de palestras e lançamentos de livros no salão nobre do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade, no dia 25 de maio. A proposta é debater, em um ciclo de cinco palestras, a percepção da diferença, a tradição, a noção de identidade, a diversidade e a inclusão. Para participar, é necessário realizar inscrição no link África em Curitiba.

Os participantes poderão discutir e refletir a respeito dos seguintes temas: Tradição e modernidade na África; Minha Cultura, Minha Identidade; Diversidade Cultural e Inclusão; África terra de investimento e oportunidade; e  Inserção política dos imigrantes Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

Voltada principalmente para mulheres e crianças, a celebração será repleta de atividades recreativas, com ensino e prática de brincadeiras e de jogos africanos, além de contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas culturais para os pequenos.

A Associação dos Africanos em Curitiba (Bomoko), organizadora do evento, ainda destaca o encontro “Gala Beneficente”, que acontece no dia 30 de maio. Para participar, é preciso se inscrever através deste formulário. O objetivo é propiciar e arrecadar fundos com o intuito de ajudar famílias imigrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como adquirir equipamentos para melhorar o funcionamento da associação.

Na ocasião, haverá algumas atrações artísticas, como danças africanas, música ao vivo e jantar temático, com pratos de Angola, Benin, Costa do Marfim, Guinée-Bissau, Marrocos, República Democrática do Congo e Senegal.

Para saber mais sobre o evento, acesse África em Curitiba.

Com informações de SIPAD UFPR.

Sugestões

Exposição de arte em cerâmica terá oficinas de modelagem livre
O projeto de extensão Espaços em comum: práticas artísticas em cerâmica, do curso de Artes Visuais da...
Programa de Pós-Graduação em Psicologia e a UAM promovem evento para a terceira idade
Estão abertas as inscrições para o “Sono na terceira idade: Psicologia para todos”, gratuito e presencial,...
Literatura polonesa e Holocausto é tema do evento promovido pelo Centro de Estudos Poloneses
O Centro de Estudos Poloneses, o Curso de Letras Polonês e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade...
Encontro aborda literatura polonesa e o Holocausto
Em comemoração ao aniversário de 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia o Centro de Estudos Poloneses,...