O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)” abre as atividades do segundo semestre de 2023 nesta sexta-feira (4), com o debate sobre “Pragmática cognitiva e suas aplicações”. Promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras da UFPR, a atividade acontece às 16h, com transmissão pelo canal do PPGE.
A rodada temática terá orientação da professora Elena Godoi, a partir de três discussões relevantes. O primeiro tema “Pragmática Cognitiva e sua Relevância no Entendimento da Linguagem”, de autoria de Ivete Morosov, revela a contribuição de vários autores no desenvolvimento da Pragmática Cognitiva para a compreensão de como a mente humana processa a linguagem, atribuindo significado às mensagens durante a comunicação.
O tema “Farmácia (d)e manipulação: o discurso da indústria farmacêutica em uma abordagem pragmática”, de autoria de Raquel Praconi Pinzon, propõe um estudo sobre o discurso da indústria farmacêutica dentro da perspectiva da pragmática cognitiva. A pesquisadora emprega a Teoria da Relevância, a Epidemiologia das Representações e Vigilância Epistêmica para elucidar a compreensão do processo interpretativo desse discurso, dos processos de distribuição de informações culturais oriundas dessa indústria, bem como se os mecanismos de filtragem avaliam a confiabilidade das informação e suas fontes.
Por fim, o tema “Pragmática clínica”, de autoria de Crisbelli Domingos, aponta para o fato de que a aproximação das ciências da saúde com os estudos da pragmática permitiu a caracterização e a gestão de um extenso grupo de distúrbios cognitivos causadores de déficits na interpretação e na comunicação humana, com o objetivo de apresentar os aspectos gerais que norteiam uma pragmática de vertente clínica.
Sextas na pós: conversas com professores(as) – “Pragmática cognitiva e suas aplicações”
Data: 4 de agosto
Horário: das 16h às18h
Transmissão: canal do PPGE
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