Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sextas na pós debate pragmática cognitiva e suas aplicações

O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)” abre as atividades do segundo semestre de 2023 nesta sexta-feira (4), com o debate sobre “Pragmática cognitiva e suas aplicações”. Promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras da UFPR, a atividade acontece às 16h, com transmissão pelo canal do PPGE.

A rodada temática terá orientação da professora Elena Godoi, a partir de três discussões relevantes. O primeiro tema “Pragmática Cognitiva e sua Relevância no Entendimento da Linguagem, de autoria de Ivete Morosov, revela a contribuição de vários autores no desenvolvimento da Pragmática Cognitiva para a compreensão de como a mente humana processa a linguagem, atribuindo significado às mensagens durante a comunicação.

O tema Farmácia (d)e manipulação: o discurso da indústria farmacêutica em uma abordagem pragmática”, de autoria de Raquel Praconi Pinzon, propõe um estudo sobre o discurso da indústria farmacêutica dentro da perspectiva da pragmática cognitiva. A pesquisadora emprega a Teoria da Relevância, a Epidemiologia das Representações e Vigilância Epistêmica para elucidar a compreensão do processo interpretativo desse discurso, dos processos de distribuição de informações culturais oriundas dessa indústria, bem como se os mecanismos de filtragem avaliam a confiabilidade das informação e suas fontes.

Por fim, o tema “Pragmática clínica”, de autoria de Crisbelli Domingos, aponta para o fato de que a aproximação das ciências da saúde com os estudos da pragmática permitiu a caracterização e a gestão de um extenso grupo de distúrbios cognitivos causadores de déficits na interpretação e na comunicação humana, com o objetivo de apresentar os aspectos gerais que norteiam uma pragmática de vertente clínica.

Sextas na pós: conversas com professores(as) – “Pragmática cognitiva e suas aplicações”
Data:
4 de agosto
Horário: das 16h às18h
Transmissão: canal do PPGE

Sugestões

Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Labfeno apresenta: Psicologia e suas interfaces
O Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade da Universidade Federal do Paraná, através do Projeto...
Vice-reitora da UFPR participa de evento em prol da saúde mental materna
No próximo sábado, 11, às 14h, na Ópera de Arame, a vice-Reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, estará...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...