O projeto “Sextas na pós: conversas com professores (as)” do dia 15 de setembro apresenta a temática “Gênero, raça e infâncias na formação docente a partir de uma abordagem interseccional”. Promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Letras (PPGL) da Universidade Federal do Paraná, o debate será realizado das 16h às 18h, com transmissão pelo YouTube.
A atividade faz parte da linha de “Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação”. O debate desta sexta-feira tem a coordenação da professora Megg Rayara Gomes de Oliveira, do setor de Educação da UFPR, da doutoranda Izzie Madalena Amância e da mestranda Ariane Queiroz.
A proposta da mesa temática é “discutir conceitos e epistemologias que emergem dos estudos das relações étnico-raciais, interseccionados com debates a respeito de gênero, identidade de gênero, sexualidade e infâncias, problematizando os limites e possibilidade entre os mesmos. Procura também destacar a importância desses temas na formação docente, inicial e continuada”.
A abordagem é necessária, segundo a coordenação, “considerando que o racismo, a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia, aliados a outras formas de discriminação, tem operado como critério para a formulação e manutenção de comportamentos, valores estéticos e corporais e práticas pedagógicas, dentro e fora da escola, que atualizam posturas coloniais que privilegiam o modelo branco cisgênero heterossexual eurocêntrico, inclusive nos debates sobre infâncias.
Serviço:
Sextas na pós: conversas com professores (as)
“Gênero, raça e infâncias na formação docente a partir de uma abordagem interseccional”
Data: 15 de setembro
Hora: 16h às 18h
Transmissão: Canal do Programa de Pós-Graduação em Educação no YouTube

