Nos dias 04 e 05 de outubro, o Setor Palotina realizou a nona edição da Feira de Ciência e Tecnologia (9ª FECITEC) com a exposição de 112 projetos de 335 alunos expositores de 18 escolas e colégios de Palotina, Maripá, Toledo, Curitiba e da cidade de Capiatá no Paraguai.
Participaram da cerimônia de abertura o vice-diretor do setor Palotina, Alessandro J. Sato, o vice-prefeito Chico Brum, a secretária municipal de educação e cultura, Judith Sendtko, representante do núcleo regional de educação de Toledo, o vereador Eliar N. Schlosser e as docentes coordenadoras Camila Tonezer e Roberta Paulert. Com a participação de dois projetos do país vizinho, o Paraguai, a cerimônia de abertura também foi realizada em espanhol pelo acadêmico do curso de agronomia Wekislei Jordi de Souza Coelho, ex-participante do programa de mobilidade acadêmica da UFPR.
A Feira é realizada desde 2011 e reuniu projetos de diferentes áreas temáticas como: matemática, física, biologia, química, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e ciências humanas.
Foram dois dias de exposição dos trabalhos e o Setor Palotina recebeu aproximadamente 3.000 visitantes. A feira contou também com a presença de 90 avaliadores (alunos de pós-graduação, docentes e técnicos) e teve as palestras da Professora Bettina Monika Ruppelt da Universidade Federal Fluminense e do Professor Emerson Joucoski da UFPR Litoral.
A atração principal da Feira ficou por conta da Dona Leitura que fez a cerimônia de abertura e da mascote cientista, a Fecitequinha, que animaram as crianças.
No sábado de tarde, foram entregues prêmios, certificados, medalhas e troféus (confeccionados na impressora 3D) aos mais de 58 projetos premiados. A cerimônia de premiação contou com a presença da Banda Sinfônica de Maripá e de dança típica paraguaia.
Quatro alunos destaque foram contemplados com bolsa de iniciação científica júnior. Os três melhores projetos do ensino médio foram contemplados com credencial e viagem para participar, em São Paulo, da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e da IX Feira de Ciências do Litoral Paranaense, fortalecendo e articulando as atividades entre os Campi da UFPR.
A FECITEC contou com o apoio de diversas instituições parceiras, entre elas CNPq, PROEC, Biopark, Sicredi, C.Vale Cooperativa Agroindustrial, Associação Comercial e Industrial de Palotina (ACIPA), e tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo para colocar as ideias criativas ou inovadoras em prática, proporcionando aos vencedores a participação em outras feiras nacionais ou internacionais. A feira também é uma forma de despertar maior interesse pela pesquisa científica, comentam as coordenadoras docentes do Setor Palotina, Camila Tonezer e Roberta Paulert.
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]
A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]