São dois pavimentos em 2.800 metros quadrados de área construída no Campus do Centro Politécnico, ao lado das Usinas Piloto. A construção com recursos do Reuni custou R$ 3,5 milhões e vai dar mais qualidade e conforto às atividades didáticas. A solenidade de inauguração teve a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, do vice Rogério Mulinari, pró-reitores, diretores de setor, professores e estudantes de Engenharia Química.
O prédio conta com recursos modernos que reduzem a necessidade de iluminação artificial. Há amplas janelas e portas e toda a área foi pintada de branco para facilitar a entrada de luz natural. Pensando na redução de consumo, foram instaladas também cisternas para captação de água da chuva, que ficará armazenada e será usada na limpeza, destacou o prefeito da Cidade Universitária, Ernesto Sperandio. O prédio está ainda de acordo com as normas de acessibilidade, com rampas, tanto para acesso às salas como aos banheiros.
O bloco didático inaugurado hoje é o primeiro do complexo da Engenharia Química. A segunda obra de 1.800 metros quadrados, que será para a parte administrativa e coordenação do curso está em andamento e ficará pronta em 2011.
Para o vice-reitor, Rogério Mulinari, a nova obra representa a união e a participação de professores e estudantes e, com mais espaço, será possível ampliar as parcerias institucionais com empresas. ‘O desafio é exponencial do crescimento e quanto mais crescemos, mas temos que crescer e trabalhar’, destacou o vice-reitor.
Já o reitor Zaki Akel Sobrinho comentou o esforço dos professores para aprovar o projeto de construção do novo prédio e lembrou toda a trajetória de vários anos em função da obra. ‘Nós combinamos com o MEC que iríamos crescer, que teríamos mais cursos e estamos cumprindo o acordo. Já aumentamos em 30% o número de vagas e temos uma centena de obras em andamento’. O reitor também falou sobre a importância do uso compartilhado da estrutura da UFPR e criticou o uso restrito de espaços. ‘As salas de aulas se puderem ser usadas por alunos de um curso pela manhã, e de outros à tarde e à noite, serão e se os laboratórios puderem ser compartilhados, também serão’. O reitor comentou também o conforto que o novo prédio vai proporcionar. ‘ Fico emocionado ao ver a alegria dos jovens, que terão melhores salas de aulas e laboratórios’, destacou.
OBRAS – Atualmente, de acordo com a Prefeitura da Cidade Universitária há 120 obras e reformas em andamento nos diversos Campi da UFPR. Só no Centro Politécnico estão em construção o Prédio para o Setor de Ciências Exatas, Bloco Didático do Setor de Ciências da Terra, Condomíno de laboratórios, Prédios da Farmacologia, do curso de Engenharia Mecânica, entre outros.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira
Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]
Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]
Evento acontecerá no campus Centro Politécnico, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de agosto; programação é […]
Com inscrições gratuitas, evento em Curitiba recebe sugestões para o Plano Decenal do Esporte paranaense referente ao período […]