O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar as ações do projeto ConVIVER 60+, uma parceria entre os cursos de Medicina e Terapia Ocupacional. A criação e inauguração do Espaço ConVIVER 60+ UFPR, será uma iniciativa pioneira voltada ao convívio e ao bem-estar de pessoas idosas.
O projeto tem como objetivo principal promover o envelhecimento saudável por meio de atividades de saúde, físicas, sociais, cognitivas, culturais e educativas, atendendo às demandas dessa parcela da população. Que segundo dados do IBGE, tem mais de 32 milhões de pessoas (com 60 anos ou mais), o que representa 15,6% da população brasileira.
Portanto, o projeto destaca a necessidade de privilegiar a população idosa. “Percebemos a grande contribuição da UFPR à comunidade ao criar um centro de convivência amplo e com as possibilidades de inovar em atividades de valorização e incentivo à autonomia do idoso”, completa o Coordenador do projeto, professor Edison Luiz Almeida Tizzot.
O espaço contará com uma ampla gama de atividades incluindo educação em saúde (atividades direcionadas aos aspectos nutricionais, atividades físicas e cognitivas), musicoterapia, letramento digital, rodas de conversa e práticas artísticas e culturais. O ConVIVER 60+ pretende unir ensino, pesquisa e extensão, colocando as pessoas idosas no centro das ações e reconhecendo a riqueza de suas experiências de vida.
“Trata-se de honrar o compromisso desta doação da sociedade curitibana e transformar o espaço em um centro de valorização da saúde, por meio da Escola de Medicina”, diz Edison Tizzot.
O complexo ficará localizado na Rua Pasteur, 26 – Batel, em Curitiba.
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]
Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo […]
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]