O Setor de Ciências Agrárias está completando 50 anos e comemora com uma solenidade no dia 24 de outubro, a partir das 17 horas. O evento terá homenagens a pessoas e instituições que fizeram a diferença ao longo das cinco décadas. As atividades serão no auditório do bloco didático do Setor, no campus Cabral, com a presença da vice-reitora da UFPR, professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, de autoridades universitárias e da comunidade acadêmica. Após, será servido um coquetel aos presentes.
Responsável por formar profissionais que atuam em Ciências Agrárias no Paraná e no Brasil, o Setor oferece cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. Também dispõe de bem avaliados cursos de mestrado e doutorado, ofertados por meio de cinco programas: Agronomia – Produção Vegetal, Ciências do Solo, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia. Além disso, o Setor oferta dezenas de cursos de especialização e extensão e um dos maiores programas de Residência em Medicina Veterinária do Brasil.
“Ao longo de toda a história dos cursos e depois, do Setor, nós vemos nossos egressos participando da construção de outras Universidades e da evolução da agricultura, pecuária e e produção florestas no Estado do Paraná e em várias regiões do país. Essa é a nossa grande força”, diz o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti.
Legenda: Prédio do Cifloma – Centro de Ciências Florestais e da Madeira
Algumas unidades do Setor de Ciências Agrárias se destacam ao ofertar serviços e oportunidades de ensino, pesquisa e extensão. Confira:
Hospital Veterinário
O Hospital Veterinário da UFPR serve prioritariamente às atividades de ensino do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná e constitui-se a base de apoio às disciplinas profissionalizantes constantes no currículo de Graduação e de Pós-Graduação. Também presta serviços profissionais médicos-veterinários nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e de diagnósticos laboratoriais à comunidade em geral. Em seu sentindo mais amplo, o HV serve de local de treinamento, de aperfeiçoamento e de pesquisa para professores e alunos de graduação e de pós-graduação, para médicos veterinários e servidores técnicos administrativos em todas as áreas relacionadas com a prática da Medicina Veterinária. Também realiza e proporciona meios para a pesquisa científica. Importante destacar o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, ofertado pelo departamento de Medicina Veterinária e pelo Hospital Veterinário, o qual constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de especialização.
Estações experimentais
O Setor de Ciências Agrárias administra quatro estações experimentais, destinadas à pesquisa, ensino e extensão. São unidades localizadas nas áreas rurais do estado, utilizadas em atividades didático-pedagógicas e pesquisas científicas dos cursos de graduação e pós-graduação. São elas: o Centro de Estação Experimentais – Fazenda Cangüiri, em Pinhais/PR, a Estação Experimental Rio Negro (Rio Negro/PR) – Prof. Dr. Carlos Firkowski, a Estação Experimental São João do Triunfo – Prof. Arno Seitz (São João do Triunfo – PR) e a Estação Experimental em Cana de Açúcar … (Paranavaí/PR).
Legenda. Centro de Estações Experimentais Fazenda Canguiri
Histórico do Setor
No ano de 1973 foi aprovado e colocado em prática o Plano de Reestruturação da Universidade Federal do Paraná. Na ocasião, houve uma verdadeira revolução administrativa. Foram extintas todas as escolas e faculdades, sendo criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que nasceu, em setembro daquele ano, o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão. Atualmente, o Setor de Ciências Agrárias é constituído por sete Departamentos: Ciências Florestais (DECIF), Economia Rural e Extensão (DERE), Engenharia e Tecnologia Florestal (DETF), Fitotecnia e Fitossanidade (DFF), Medicina Veterinária (DMV), Solos e Engenharia Agrícola (DSEA) e Zootecnia (DZ).
Segundo o atual diretor do Setor, professor Volnei Pauletti, ter um Setor unificado, possibilita uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis. Não só financeiros, mas de pessoal e de estrutura física. E também permite ações mais consistentes na busca pela qualidade, principalmente na formação de pessoas e profissionais capacitados para atender a sociedade. Ao longo dessas décadas, houve uma grande evolução da infraestrutura no Setor e também na qualidade da formação de profissionais. Os profissionais formados e as pesquisas realizadas no nosso Setor de Ciências Agrárias não deixam a desejar em relação a nenhuma outra. Estão entre as melhores”, diz ele.
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]
A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]