Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário orienta coordenadores de projetos sobre relacionamento com fundações de apoio

Seminário de gerenciamento de projetos desenvolvidos com apoio de fundações - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Com o objetivo de orientar a comunidade universitária a respeito das determinações acerca dos projetos desenvolvidos entre a UFPR e Fundações de Apoio, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) realizou terça-feira (08) um seminário de esclarecimento voltado aos coordenadores dos projetos. O encontro, que ocorreu a partir das 14h, lotou o auditório do prédio de Engenharia Química, localizado no campus Politécnico.

Entre os assuntos discutidos, estava o Decreto Interministerial 7.423/10 exigindo que, para regulamentar as relações entre as Ifes e as Fundações de Apoio, as Universidades estabeleçam normativos internos de normatização, dando origem à recém-aprovada Resolução 17/11 do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad).

Os participantes receberam na entrada do evento uma cartilha contendo um Manual de Orientação a respeito das mudanças advindas da nova Resolução. Segundo a pró-reitora de Planejamento Lúcia Montanhini, a determinação implica em alterações nos procedimentos de formalização e controle dos projetos desenvolvidos, logo o seminário foi realizado para que os professores não habituados às formalidades agora exigidas pudessem esclarecer suas dúvidas. Além disso, o encontro também teve a intenção de guiar a comunidade no sentido de como realizar o controle social adequado, conforme os trâmites legais.

O reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que o relacionamento com as Fundações de Apoio é essencial, visto que a UFPR possui uma vasta relação de funcionários qualificados, potencial que pode ser colocado à disposição da sociedade mediante os projetos desenvolvidos ao lado destas fundações. Zaki ainda acrescentou que a transparência dos investimentos da Universidade para com a sociedade é indispensável, e que o controle social é uma forma de assegurar que ela se realize.

Participaram também da mesa o vice-reitor Rogério Mulinari, o diretor superintendente da Funpar Paulo Melo Garcia e a diretora do Setor de Tecnologia da UFPR Arislete Dantas de Aquino.

 
Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami

Veja a reportagem da UFPRTV:
http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=20935952

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...