A UFPR vai sediar dias 31 de outubro e 1º de novembro o II Workshop de Biologia Molecular Aplicada a Tecnologia Ambiental. O II Biomota tem como assunto principal a energia para um mundo sustentável. São esperadas cerca de 300 pessoas, pesquisadores de diversos países e estudantes de pós-graduação em saneamento, tecnologia ambiental, química, biologia, engenharias ambiental, sanitária, química, civil, bioprocessos, biotecnologia, bioquímica e genética, para debater e conhecer pesquisas sobre o processo de geração de energia através da biologia molecular. Trata-se de energia limpa sem poluição e também mais barata.
O Brasil está iniciando pesquisas nesta área, mas há diversos países com estudos avançados e boas contribuições. Pela Universidade do Minho, Portugal, virá a pesquisadora Diana Zita Machado de Sousa, para participar da palestra sobre Panorama da Biologia Molecular Aplicada à Tecnologia.
Reaproveitamento de resíduos para fins energéticos é o assunto da pesquisadora da Universidade de Borás na Suécia, Ilona Sarvari Horvath. Representantes de institutos de pesquisa como a Embrapa, e empresas como Copel, Sanepar, Petrobras, além da USP, UFMG, UFRGS, entre outras, já confirmaram presença, no evento que será no Setor de Ciências Sociais Aplicadas.
As inscrições podem ser feitas no site: www.biomota.ufpr.br.
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]