Começa nessa terça-feira (17), em Paranaguá, o II Seminário Internacional de Turismo Comunitário e Economia Solidária, com a participação de estudantes da Universidade Federal do Paraná, além de comunidades brasileiras e estrangeiras. O evento foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFPR, juntamente com o Centro de Estudos Ambientais da Universidade Austral do Chile.
O seminário vai tratar de diversos temas, entre eles: interculturalidade e turismo, visões do turismo de base comunitária, preservação de vida da comunidade e sua relação com o turismo, entre outros. Estarão presentes no evento a professora Thaise Costa Guzzatti, especialista em Agricultura Familiar, a professora Francisca de Paula Santos da Silva, especialista em Educação e o chileno Christian Henríquez Zuñiga, mestre em desenvolvimento regional. Além deles irão participar membros da comunidade indígena Mapuche, do Chile, da comunidade Guarani do Brasil e da comunidade tradicional dos Caiçaras do litoral paranaense.
As inscrições são gratuitas, porém todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem ficam por conta do participante. Para conseguir mais informações ou para interessados em fazer a inscrição antecipada, é só enviar um e-mail para sandromiguel@ufpr.br ou ligar no (41) 3350-5651.
Uma das opções de turismo em Paranaguá é o MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, que conta com acervo de mais de 70.000 peças. Foto: Marcos Solivan
Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]