O conceito de responsabilidade compartilhada também norteou o discurso de abertura proferido pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari. Ele ressaltou que há anos a universidade trabalha com coleta sustentável nas unidades acadêmicas, atuando também com catadores de recicláveis. “Essa era uma política de gestão. Agora precisamos expandir a atuação para incluir a comunidade interna e fazer dela uma multiplicadora dessas ações na comunidade”, ressaltou. Na opinião dele, o Abralatas traz essa discussão para o meio acadêmico, favorecendo a inclusão do tema no dia a dia da instituição. O Ciclo de Debates foi encerrado no início da tarde.
Além de Curitiba, esta edição da Abralatas já passou pelas cidades de Belo Horizonte e Fortaleza. Durante os encontros, o objetivo é sempre estimular a produção sustentável e o momento é oportuno, pois reúne membros de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de representantes de outros setores voltados à temática.
A Abralatas ─ associação civil sem fins lucrativos, que reúne os fabricantes brasileiros de latas de alumínio para bebidas ─ comemora em 2013 dez anos de fundação. Seu objetivo é, através do compartilhamento de experiências, contribuir com o desenvolvimento e a ampliação da competitividade dessa embalagem no Brasil. Para tanto, a associação realiza palestras e seminários, propõe discussões sobre práticas capazes de reduzir os impactos ambientais e aponta novos estudos sobre a reciclagem, sempre com a finalidade de gerar resultados positivos para a natureza e para a sociedade.
Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]