Imagem Padrão

Semana Nacional do Cérebro leva conhecimento neurocientífico para a população em bares e espaços públicos

16 março, 2018
17:36
Por

Depressão, drogas, memória e doença de Parkinson foram temas abordados nas intervenções

Um pouco do conhecimento neurocientífico que circula na UFPR chegou à população de Curitiba esta semana, de maneira informal, por meio de conversas em bares e intervenções em locais públicos. É a VII Semana Nacional do Cérebro, organizada por estudantes da área de neurociências, com uma programação que começou na última quarta-feira (14) e vai até sábado (17).

A criação da Semana foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) que nos últimos anos espalhou-se por todo o Brasil, a fim de levar informações sobre o sistema neurológico de maneira simples e dinâmica. O estudante Adriano Santos faz parte da organização da Semana em Curitiba e explica que a produção foi feita de forma despretensiosa: “Foi a primeira vez que organizamos a Semana Nacional do Cérebro e não sabíamos se haveria interação do público. Mas era um risco que precisava ser corrido”, disse.

Em Curitiba, o primeiro dia do evento foi num bar, reunindo pesquisadores da área para um bate-papo sobre Parkinson, problemas do sono, ansiedade e outras questões relacionadas ao cérebro. A escolha de lugares descontraídos foi uma forma de atingir públicos que não têm tanto contato com os temas.

Vitoria: “A gente escuta muito pouco sobre as doenças psicológicas, mesmo existindo no nosso dia-a-dia”. Fotos: Samira Chami Neves – Sucom/UFPR

A programação do segundo dia aconteceu na Praça Santos Andrade, onde os estudantes passaram a tarde abordando pedestres para conversar sobre assuntos da neurologia. A estudante de cinema Vitoria Trigo foi uma das abordadas na intervenção. “Conversamos sobre as doenças psicológicas, que são assuntos tão importantes e tão pouco citados. Sanou a minha curiosidade”, disse ela.

O público nos dois dias superou a expectativa dos organizadores. “Muitas vezes não há como saberem das pesquisas que fazemos, e a ideia é trazer assuntos do cotidiano de uma maneira mais tranquila e acessível”, disse Adriano..

A habilidade e a didática dos estudantes chamou a atenção da bancária aposentada Maria Lucia Nascimento. “A iniciativa de ensinar para as pessoas sobre doenças neurológicas é muito legal, além de ser uma oportunidade de divulgar as pesquisas deles mesmos”, opina. O grupo procura conversar com o auxílio de folders e exemplos práticos de como as doenças podem se manifestar e ser tratadas.

Para ao estudantes que organizaram a programação, eventos dessa natureza são uma forma de fazer com que a ciência aos poucos se torne algo popular de forma correta, até para evitar propagar ideias científicas que não são verdade, trazendo assim mais fundamentação nas discussões.

Na tarde desta sexta-feira (16) aconteceu uma roda de conversa em um café da cidade. A programação termina no sábado (17), com uma sessão de exercícios físicos no Parque Barigui das 9 horas ao meio-dia.

Mais informações podem ser conferidas na página da Semana Nacional do Cérebro em Curitiba no Facebook.

Por Larissa Nicolosi, com supervisão de Lorena Klenk

Sugestões

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]