HISTÓRICO

Na UFPR, a EaD tem uma trajetória já consolidada. Em 2000, a portaria do CES 235/2000 autorizou a oferta de cursos de graduação e profissionalizantes na modalidade EaD. Desde então, em parceria com o programa UAB – Universidade Aberta do Brasil – são ofertados cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento.

Em 2010, a resolução do CEPE 72/10 passou a regulamentar a oferta de carga horária EaD em cursos presenciais. Essa resolução ficou conhecida durante muito tempo como a “resolução dos 20%”. Isso porque a carga horária referente ao ensino a distância deveria corresponder a no máximo 20% do total do curso.

De 2013 a 2016 houve um acompanhamento da CIPEAD no intuito de acompanhar o processo de implantação dessa carga horária a distância nos diversos cursos de graduação.

Em 2017, acompanhando o fluxo de reformas curriculares trazido pela resolução do CNE 02/15, a CIPEAD lança o projeto UFPR HÍBRIDA com o objetivo de consolidar o apoio aos cursos e professores que desejam inserir o uso de tecnologias e de outros ambientes de aprendizagem além do espaço físico tradicional da sala de aula.

Trata-se de uma iniciativa que se ampara em um cenário de uso intenso de tecnologias que, entende-se, podem fortalecer e consolidar metodologias de ensino ativas. Além de apresentar informações sobre as questões burocráticas e institucionais que permeiam a implantação da educação híbrida, esse projeto também busca oferecer cursos de formação para a comunidade docente que possam auxiliar no uso do ambiente virtual de aprendizagem da UFPR – o AVA.

Em 2019, foi lançado o Projeto Terra Roxa. Trata-se de um conjunto de ações que integram o processo de institucionalização da EaD na UFPR. Essa iniciativa abre passo para a criação dos NTEs – Núcleos de Tecnologias Educacionais – nos diversos setores que vão possibilitar a criação e implementação de diversas políticas envolvendo a EaD e as tecnologias educacionais.