Em visita Durante a ExpoT&C, mostra científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a ministra Luciana Santos, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera e o diretor da Cresol, Pablo Guancino, assinaram nesta quarta-feira (26), contratos para a concessão de R$ 1,14 bilhão em financiamentos reembolsáveis parceiros regionais. Os beneficiados foram o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE ) e a Cresol.
Foto: Marcos Solivan
“Esse pequeno ato é pra simbolizar que de fato a Finep está trabalhando ao lado da ciência, junto com a ciência e valorizando esse encontro mais tradicional da ciência brasileira, que é a reunião anual da SBPC”, pontua o presidente da Finep, Celso Pansera. Celso ainda conclui dizendo que a Finep gerou, desde 2010, 10 mil empregos para doutores, Pós-Doutorado, mestrando, graduados e graduandos”.
O diretor da Cresol, Pablo Guancino comentou que a Cresol é um dos parceiros mais jovem da Finep e o sistema mais jovem de cooperativismo de crédito do Brasil. “Estamos evoluindo muito bem. Há seis anos a Cresol é o sistema que mais cresce em volume de recursos no Brasil e em parcerias. Estamos em 19 estados e somos mais de 800 agências”, pontuou Pablo.
A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz, estava presente na ocasião e enfatizou o acolhimento por parte da universidade com todos durante o evento da SBPC. A vice-reitora ainda mencionou a importância do incentivo à criança desde pequena sobre ciência e tecnologia e que eles são o futuro do Brasil.
No ato, a ministra destaca que a disponibilização de crédito para pequeno e médio empreendedor é uma determinação do presidente Lula. “Temos que chegar a todos os recursos deste país e fazer com que o pequeno e médio pratiquem inovação. Não é apenas a geração de riquezas e de emprego, mas é inovação na veia do pequeno e médio produtor do nosso país”, exemplificou a ministra.
Ainda em visita a ExpoT&C, Luciana participou do lançamento do edital para o Programa Futuras Cientistas com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).
Giovanna Machado, atualmente é Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, apresentou o Programa Futuras Meninas Cientistas, pontuando que existe há 10 anos, com o objetivo de aproximar meninas e professoras de escolas públicas das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Giovanna também mencionou os planos de trabalhos para 2024. “São mais de 64 instituições de ensino, unidades de pesquisa e empresas, que estão abrindo as suas portas no mês de janeiro para receber essas meninas durante 30 dias”.
As inscrições vão até 4 de setembro com 470 vagas para todas as meninas de escola pública do 2º ano do ensino médio e professoras. Mais informações, acessar o site.
A agenda da ministra na tarde desta quarta-feira (26) na ExpoT&C não para por aqui. Ela ainda teve um momento com o Pró-Reitor de planejamento, orçamento e finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri. A conversa se fundamentou no projeto do Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva desenvolvido por Mezzadri. “Ele tem como objetivo central fazer todo o mapeamento e avaliação, e criar indicadores na área do esporte. Nós temos inúmeros projetos que desenvolvemos dentro do Instituto sobre o observatório de políticas públicas”. O professor acrescenta que a proposta apresentada ao MCTI é para que haja um auxílio com a finalidade de continuar esse projeto, que é uma rede nacional, e que impactando o país inteiro entre os estados e municípios, denominado GEEM – Gestão do Esporte nos Estados e Municípios.
Ricardo Leyser, ex-ministro do esporte no Brasil, também embasa a importância de investimentos para o esporte no país. “Tá sendo construída uma ponte do instituto com o MCTI a pedido do Ministério do Esporte para o sistema de Ciência e Tecnologia financiar este observatório e com isso auxiliar o ministério do esporte e os demais gestores estaduais, municipais, na retomada das políticas públicas de esporte que ficaram interrompidas por este período”. O principal foco é a retomada do financiamento do Instituto, acelerando a produção desse conhecimento de forma a subsidiar as políticas públicas do esporte.
Vale ressaltar que na quarta-feira (26) pela manhã foi aprovado uma linha de pesquisa em observatório de políticas públicas dentro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) voltada para o esporte – comenta Mezzadri.
Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]
O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]
Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]
Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]