Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SBPC: Ministério da Educação quer recompor orçamento do ensino superior e reestruturar o ensino médio 

Em conferência realizada na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na manhã desta quinta-feira (27), o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que receberá o relatório da consulta pública sobre o “Novo Ensino Médio”, realizada no início deste ano, na próxima sexta-feira (28) e que, a partir daí, a pasta deve construir uma proposta pautada no diálogo com a comunidade, com movimentos da sociedade civil na área da educação e com as instâncias federativas. 

O tema foi levantado a pedido do público que acompanhava a palestra. No início de abril, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria suspendendo o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio e, na sequência, instaurou uma consulta pública para avaliação e reestruturação da política, que é alvo de críticas por parte de educadores, estudantes, especialistas e movimentos políticos desde a sua implementação, no governo de Michel Temer. 

“Com a suspensão da implantação, passamos três meses realizando essa consulta. Mais de 150 mil estudantes participaram do processo. Agora nós temos até o dia 5 de agosto para apresentar esse relatório e, a partir daí, tomar decisões. Tenho minhas críticas fortes com relação a isso, mas não é só uma decisão do ministro, todos precisam ser ouvidos”, declarou.

Ainda no que diz respeito ao ensino médio, o ministro se comprometeu a pensar em ações que fortaleçam a permanência dos jovens brasileiros nas salas de aula, diminuindo a evasão escolar, a garantir infraestrutura adequada e educação digital por meio da conectividade em todas as escolas públicas do país. 

Colégios com atividades em tempo integral e ensino profissionalizante são outras prioridades do ministério. Quanto à educação básica, Santana afirmou que o foco é garantir a alfabetização das crianças na idade adequada e uma melhor formação inicial dos professores, que deve vir acompanhada de valorização e respeito à carreira dos profissionais do magistério. 

O ministro informou, ainda, que pretende ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior, garantindo que, pelo menos, 50% dos alunos brasileiros cheguem às universidades. “Vamos recompor o orçamento das universidades e institutos federais, assim como das bolsas fornecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e dos programas de permanência estudantil”, disse, lembrando que a maior parte da pesquisa do país é feita nas universidades públicas. 

“É uma questão de princípio, acredito que o único caminho que temos pra construir um país soberano, independente, igualitário e com justiça social é investirmos fortemente em educação, ciência, tecnologia. Educação se faz com planejamento, não se transforma educação em curto prazo. É preciso planejamento, pactuação, responsabilidade e vamos fazer isso. Viva a educação e a SBPC!”, concluiu o coordenador da pasta. 

Santana foi o terceiro ministro do governo a falar para o público da 75ª Reunião Anual da SBPC. Nesta quarta-feira (26), foi possível acompanhar a Sessão Especial da 5ª Conferência Nacional de CT&I com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e, na terça-feira (25) uma conferência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

A programação do maior evento científico da América Latina segue até sábado (29), com atividades científicas e culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos. As atrações são abertas para toda a comunidade. Confira aqui a programação completa

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...