SBPC Cultural expõe artesanato criativo e sustentável, por meio do trabalho com bambu

25 julho, 2023
15:33
Por Juliana Marques
Extensão e Cultura

A programação científica da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) traz, entre suas atrações, espaços produzidos e apresentados pela SBPC Cultural. A alameda cultural, localizada no Centro Politécnico da UFPR concentra diversas opções e pluralidades que valorizam as atividades artísticas, musicais e artesanais, entre outras.

Entre as atrações, destaca-se o espaço ocupado por objetos construídos por bambu, sob a organização de Nailton de Lima, conhecido como @mestrebambuzeiro. Nailton, que faz parte do Instituto de Desenvolvimento Regional do Paraná – IDR, trabalha diretamente com artesanato criativo e sustentável; são várias peças feitas diretamente com bambu, a priori, desde objetos pequenos, como canecas, talheres e objetos de decoração, até bicicletas, mesas, biombos e maquetes, entre outras.

Mas além disso, Nailton destaca o processo histórico, político, cultural, sustentável e artesanal do trabalho com o bambu. O caráter de energia sustentável, contribuindo para o processo da bioconstrução faz do bambu um material que pode ser utilizado para a área da agroecologia , por exemplo. “Por isso, precisamos destacar a produção feita com o uso do bambu. Realizamos oficinas que trabalham com a prática e repassam as técnicas deste processo. Ainda, usamos o bambu em conjunto com a prática da agroecologia, que condensa aspectos de qualidade de vida, preservação dos ecossistemas, viabilidade econômica e justiça social”, reforça.

Nailton de Lima na Alameda da SBPC Cultural.

Por meio do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, localizado em Pinhais (PR), o trabalho com a agroecologia acontece em uma Fazenda que oferece cursos, visitas e capacitações para os públicos em geral, a citar: agricultores, estudantes e técnicos. Dentre a produção, são destacadas: a vegetal, a de recursos naturais, produção e bem-estar animal, socioeconomia e comercialização, e a engenharia alternativa ( que inclui bioconstruções com bambu, entre sistemas de irrigação de baixo custo, redução de emissões poluentes e desenvolvimento de equipamentos de baixa potência). Para saber mais, acesse: www.cpra.pr.gov.br.

O bambu, pode portanto, ser considerado um material que incentiva a utilização de energias alternativas e sustentáveis, e representa outros viéses, reflexões e olhares a partir de uma prática inteligente e acessível.

A SBPC Cultural continua de portas abertas e com uma programação rica e diversas a todos os públicos. Confira a seguir: https://sbpc.ufpr.br/cultural/.

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]