Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SBPC: Crianças constroem minifoguetes e participam de lançamento em oficina

Quanto mede o sonho de uma criança? O de Liz, de dez anos de idade, ultrapassa os quarenta metros de altura – alcance que o minifoguete da garota atingiu no lançamento realizado nesta sexta-feira (28) no Centro Politécnico.  A atividade aconteceu durante a oficina de minifoguetes realizada por meio de uma parceria do Setor Palotina da UFPR e o programa Futuras Cientistas.

O lançamento impulsionou os planos de Liz que pretende voar ainda mais alto: cursar graduação em Física, pós-graduação em Astronomia e estudar buracos negros. Para o pai, Rafael de Góes, a oportunidade de a filha participar da programação da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) incentiva o interesse da menina pela ciência.

Rafael Forbeci, de nove anos, também estava entusiasmado com a chance de construir e lançar o próprio minifoguete. “Já brincamos em casa e fizemos um foguete, mas nunca sonhamos em participar de um lançamento de verdade. É muito interessante, vejo que ele está começando a gostar de ciências”, disse a mãe, Juliana Forbeci.

Aos 9 anos, Rafael já demonstra interesse pela ciência.

A oficina foi coordenada pela professora da rede estadual de ensino, Marlene Salete Koch Lins, que lidera o grupo “little scientists”, sob orientação da docente do Setor Palotina e coordenadora do projeto Rocket Girls, Mara Parisoto. Formada por 10 meninas e um menino do ensino médio dos colégios Euzébio da Mota e Luiza Ross, a equipe realiza iniciação científica em encontros semanais no contraturno escolar, desenvolvendo projetos na área de astronomia e setor aeroespacial. O grupo ainda tem a colaboração do acadêmico Pedro Ribeiro Szelest. “Aprofundamos o conhecimento e preparamos essas meninas para a academia”, ressaltou Marlene.

Neste sábado (29), a SBPC se despede da UFPR com o “Dia da família na ciência”.  As atividades acontecem nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C, no campus Politécnico da UFPR, das 9h às 17h. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre instituições científicas do País e ter suas questões respondidas por cientistas.

A programação é aberta ao público e gratuita.

Sugestões

Nota à Comunidade Acadêmica sobre o fim da greve dos professores
Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR),...
Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...