Acompanhe a série de perfis dos homenageados na celebração dos 105 anos da Universidade Federal do Paraná
“A simbiose é atualmente amplamente aceita como uma fonte de inovação evolucionária (Margulis & Fester)”. Esta citação abre a tese de doutorado de Rodrigo Arantes Reis, que se dedicou a estudar os liquens – a associação simbiótica entre fungo e um organismo fotossintetizante.
O conceito de simbiose, entretanto, extrapolou esse período da vida do pesquisador e virou filosofia pedagógica. Rodrigo, hoje professor e pesquisador no Setor Litoral da UFPR, tem trabalhado pesquisa, ensino e extensão atrelados à comunidade, com o intuito de promover o desenvolvimento do Litoral Paranaense. Em reconhecimento ao seu trabalho, ele foi um dos homenageados na cerimônia dos 105 anos da UFPR.
Formado pela UFPR, Reis ingressou na instituição em 1995, no curso de Biologia. Foi também na Federal do Paraná que fez mestrado e doutorado, no Departamento de Bioquímica.
Rodrigo Reis: pesquisa, ensino e extensão com foco na comunidade, e no desenvolvimento do Litoral. Fotos: Luiz Eduardo Geara.
Já em 2015, ao término do doutoramento, prestou concurso para o Setor Litoral, onde leciona atualmente e é conhecido como “Rodrigo Reis do LabMóvel”, em alusão ao projeto de extensão do qual é coordenador.
O LabMóvel: um laboratório móvel de educação científica
O Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) do Setor Litoral da UFPR é um programa de divulgação científica que desde 2006 trabalha com professores e estudantes das escolas públicas do litoral do Paraná. O Laboratório foi concebido com a intenção de promover a educação científica e ambiental para conscientizar a população local sobre a necessidade de preservar o ambiente natural da região, inserida em um local de grande pressão antrópica e desenvolvimentista.
O LabMóvel, como projeto do Setor Litoral, segue a orientação desse campus: promoção da educação pública integrada, visando o desenvolvimento sustentável de toda a região litorânea do Paraná. Por isso desenvolve ações educacionais como produção de material didático – livros, vídeos, jogos -, um periódico, eventos científicos, Clubes de Ciências, exposições temáticas, Feira Regional de Ciências, peças de teatro e projetos de pesquisa.
Projeto Globe, da Nasa
Foi também o professor Reis que intermediou a vinda do Programa Globe para o Paraná, em uma parceria entre a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), a Agência Espacial Brasileira (AEB), responsável pelo Globe Brasil, e a UFPR.
O Globe (sigla em inglês para Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente), é o programa educacional da NASA e visa promover o interesse pela ciência, formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente e apoiar professores no trabalho com temas relacionados.
Carreira
Além de lecionar para a graduação, Reis é também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR. Ainda é vice-líder do Grupo de Pesquisa do Setor Litoral da UFPR e participa da diretoria da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Na área de pesquisa, desenvolve projetos relacionados à divulgação científica e também sobre poluição atmosférica.
No início deste ano o pesquisador foi agraciado com uma bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de divulgação científica, que é concedida a pesquisadores que têm demonstrado resultados notáveis para o desenvolvimento da ciência na sua área de conhecimento.
Por Dafne Salvador
Leia outros perfis:
Marina de Almeida: “A gente nunca aprende tanto como quando ensina”
Wellingthon Felipe Santos: uma vida transformada pelo esporte
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]