Alunos da UFPR se encontram para compartilhar experiências na extensão universitária, trazendo aprendizados, dificuldades e se inspirando em outros projetos
Por João Cordeiro sob supervisão de Jéssica Tokarski
A extensão universitária aproxima as instituições de diversos setores da sociedade com o intuito de diminuir a distância entre o conhecimento produzido dentro da universidade e a comunidade externa. Com princípios interdisciplinares, políticos, científicos, culturais e educativos, a extensão vai além do assistencialismo das redes de ensino para com a sociedade. É a partir dela que novos olhares e perspectivas são descobertos, propiciando a produção de novas pesquisas; muitas vezes, disruptivas.
Na 16ª edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que está acontecendo ao longo desta semana, rodas de conversa estimulam o debate entre as mais diversas modalidades de extensão dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contribuindo não apenas para a descoberta da vasta gama de iniciativas extensionistas, mas também para o diálogo entre os discentes e docentes.
Participaram das rodas de conversa os autores inscritos no Encontro das Atividades Formativas (EAF), no Encontro de Extensão e Cultura (Enec) e no Encontro de Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe), divididos nas modalidades: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia; e Produção e Trabalho.
Na roda de conversa temática sobre educação, as alunas Alice Tigrinho, de Licenciatura em História, e Marina Zolet, de Bacharelado em História, apresentaram o projeto “Diálogos entre História e Cinema: o audiovisual como ferramenta de pesquisa e ensino” (CinePet), em que estudantes do curso de História da UFPR levam produções audiovisuais pré-selecionadas para serem exibidas em uma escola da rede pública de ensino.
Desenvolvido como parte do Programa de Educação Tutorial (Pet) de História, o CinePet nas escolas proporciona aulas especiais, ministradas pelos universitários, sobre uma temática de escolha dos alunos e, após a sessão, estimula a reflexão crítica e o debate entre os jovens, relacionando história, cultura e sociedade. “É um projeto de conscientização e para que os estudantes entendam que a história não é só documento, a gente pode aprender história com filmes também”, relata a extensionista Alice.
Na mesma sessão, a mestranda em Educação e professora da rede municipal de ensino de Curitiba Ana Paula Vieira e as estudantes de Pedagogia Anna Aleixo, Julia de Souza e Taina Robinson, apresentaram o projeto “Atletas brasileiros: uma oficina pedagógica a favor da educação inclusiva”, parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Alfabetização, Letramento e Diversidade com Literatura Infantil, realizada em uma Unidade de Educação Integral Integrada (UEII) em Curitiba.
Para Ana Paula Vieira, a oportunidade de expandir os conhecimentos aprendidos na universidade na prática se revela uma oportunidade potente de formação docente. “Ela promove reflexões críticas sobre as condições reais da escola pública e possibilita a construção coletiva de ações educativas comprometidas com a inclusão e a cidadania”.
Dentro do programa, as universitárias propuseram, em conjunto com os alunos das escolas dinâmicas educativas, o uso da literatura para as infâncias com protagonismo negro como ferramenta favorável à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
O mestrando em Ciências Políticas Lucas Eduardo Zulin mediou três rodas de conversa durante a 16º Siepe e expõe o potencial agregador das sessões, por proporcionar o compartilhamento entre os grupos de extensão sem a rigidez de bancas avaliativas. “O destaque é como essas rodas de conversa cumprem o papel de criar um espaço mais acolhedor e de uma dinâmica mais colaborativa para o compartilhamento de conhecimento de diferentes projetos de extensão”.
O evento segue até sexta-feira (24) com rodas de conversa, apresentações, oficinas, pôsteres, feira de extensão e projetos desenvolvidos por estudantes e servidores que colocam em prática a conexão entre ensino, pesquisa e extensão.
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