Com a palestra de Roberto Lent, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Setor de Ciências Biológicas abre hoje, segunda-feira (9), às 9h30, o 1º Evento Anual do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia. Lent falará, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Campus Botânico), a docentes e alunos de graduação e pós-graduação, sobre a temática “Plasticidade de longa distância: sobre conectomas e disconectomas”.
O palestrante, que é autor de livros científicos para crianças e adultos, e íntegra a Academia Brasileira de Ciências, apresentará, com técnicas avançadas de neuroimagem, eletrofisiologia e comportamento, exemplos de plasticidade que resultam em grandes mudanças na circuitaria cerebral humana (forma morfológica e funcional). Segundo Roberto Lent, o conectoma humano é um imenso e complexo conjunto de circuitos neuronais no cérebro normal e sua formação é verificada gradualmente desde a vida embrionária.
O pesquisador da Capes explica, no entanto, que em condições anormais genéticas ou epigenéticas, é formado um disconectoma, com circuitos alternativos ou anômalos que (re) estabelecem funções perdidas ou que a desarranjam causando sintomas e transtornos. Estudos nesta área são importantes porque possibilitam conhecer os mecanismos que determinam a formação desses circuitos tão mutáveis, no caso, a plasticidade de longa distância.
Pôsteres
A programação do evento para o turno da tarde – das 14 às 17 horas, no Departamento de Fisiologia – é formada por apresentações de pôsteres, com resultados de 20 pesquisas realizadas por doutorandos. Entre os estudos que serão exibidos estão “Proposta de um novo teste aeróbico para avaliação do árbitro de futebol”; “Estudo do efeito de antidepressivo da suplementação com óleo de peixe: possível efeito anti-inflamatório?”; “Estudo preliminar das alterações temporais de variabilidade da frequência cardíaca em diabetes melitus”; e “Interação do eixo hipotálamo hipófase adrenal com o estresse oxidativo em cães obesos”.
A comissão organizadora desse 1º Evento Anual do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia é composta por Bruno Carabelli, Carolina Freire, Fernando Dias, Glaucia Tobaldini, Juliane Fagotti, Marcelo Lima e Mariana Scheraiber.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]