Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Revista cientifica editada na UFPR lança série sobre experiências de enfermeiros contra o coronavírus

O periódico científico Cogitare, que é editado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou uma série de comunicações científicas sobre a experiência de profissionais de Enfermagem no combate à pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus. Os trabalhos são publicados periodicamente no site da revista, em um volume cujo sumário pode ser consultado neste link.

No site já estão disponíveis duas comunicações. Em uma delas, são comparados o Plano de Contingência Nacional (PNC) para a pandemia e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O outro trabalho discute as fake news que desafiam o trabalho da saúde pública no Brasil. Os próximos textos devem abordar questões como o cuidado de idosos. de gestantes e saúde mental. Outros sete textos estão sendo analisados pela equipe editorial.

Trabalho de profissionais de saúde em hospital de campana aberto em Manaus para o tratamento de vítimas de covid-19. Foto: Mário Oliveira/Secom-AM/Fotos Públicas
Trabalho de profissionais de saúde em hospital de campanha aberto em Manaus para o tratamento de vítimas de covid-19. Foto: Mário Oliveira/Secom-AM/Fotos Públicas

“Como é uma doença nova, não há resultados de pesquisas, mas sim reflexões sobre o comportamento da doença, suas características e alertas de cuidados em áreas específicas. A proposta foi convidar pessoas que fossem referência em determinadas áreas para esclarecer e alertar a comunidade científica, profissionais e sociedade, sobre os cuidados com a covid-19”, explica Luciana Puchalski Kalinke, professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFPR e editora científica chefe da publicação.

Reflexão

Ela lembra que a comunicação é uma forma de artigo científico (ainda que não original), que traz uma reflexão embasada em bibliografia, e que se encaixa em uma necessidade de atualização constante dos profissionais de enfermagem durante a pandemia do Sars-CoV-2. As publicações seguirão a ideia de fluxo contínuo.

“A Cogitare já tem uma seção especial de comunicação livre, que é destinada a temas emergentes. O que fizemos foi estimular a publicação nesta seção, pois realmente se trata de um tema emergente e requer urgência para divulgação”.

Acesse o site da Cogitare neste link

A revista tem ainda fanpage no Facebook e perfis no Twitter e no Instagram

Leia mais noticias sobre a revista aqui

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

Sugestões

Desinfestação de fungos em livros fundiários do Incra é realizada na UFPR
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) em parceria com o Laboratório de Gestão...
Professor da UFPR é homenageado com a maior honraria da Sociedade Brasileira de Química
O professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldo Jose Gorgatti Zarbin,...
CHC-UFPR tem projeto aprovado em Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
O projeto tem por finalidade a estruturação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do CHC-UFPR Em...
UFPR em Jandaia do Sul recebe sua primeira carta-patente por produto redutor de defensivos agrícolas em superfícies de frutas
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul conquistaram um marco...