O periódico científico Cogitare, que é editado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou uma série de comunicações científicas sobre a experiência de profissionais de Enfermagem no combate à pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus. Os trabalhos são publicados periodicamente no site da revista, em um volume cujo sumário pode ser consultado neste link.
No site já estão disponíveis duas comunicações. Em uma delas, são comparados o Plano de Contingência Nacional (PNC) para a pandemia e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O outro trabalho discute as fake news que desafiam o trabalho da saúde pública no Brasil. Os próximos textos devem abordar questões como o cuidado de idosos. de gestantes e saúde mental. Outros sete textos estão sendo analisados pela equipe editorial.
“Como é uma doença nova, não há resultados de pesquisas, mas sim reflexões sobre o comportamento da doença, suas características e alertas de cuidados em áreas específicas. A proposta foi convidar pessoas que fossem referência em determinadas áreas para esclarecer e alertar a comunidade científica, profissionais e sociedade, sobre os cuidados com a covid-19”, explica Luciana Puchalski Kalinke, professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFPR e editora científica chefe da publicação.
Reflexão
Ela lembra que a comunicação é uma forma de artigo científico (ainda que não original), que traz uma reflexão embasada em bibliografia, e que se encaixa em uma necessidade de atualização constante dos profissionais de enfermagem durante a pandemia do Sars-CoV-2. As publicações seguirão a ideia de fluxo contínuo.
“A Cogitare já tem uma seção especial de comunicação livre, que é destinada a temas emergentes. O que fizemos foi estimular a publicação nesta seção, pois realmente se trata de um tema emergente e requer urgência para divulgação”.
Acesse o site da Cogitare neste link
A revista tem ainda fanpage no Facebook e perfis no Twitter e no Instagram
Leia mais noticias sobre a revista aqui
Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus
Laboratório de Neurofisiologia da UFPR pesquisa formas de identificar e tratar o distúrbio olfatório, sintoma pouco conhecido da doença.
A aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR-UFPR), Milena Gehring […]
Em consulta on-line realizada nos dias 10 e 11 de setembro, a comunidade da Universidade Federal do Paraná […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu recentemente […]