Reunião do Conselho Universitário (COUN) sobre alternativas curriculares Inovadoras

12 dezembro, 2023
08:00
Por Bruna Soares
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UFPR

O Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dedicou-se a discutir novas alternativas curriculares, nesta quarta-feira (6), inspirando-se em experiências inovadoras de outras instituições de ensino superior, em mais uma iniciativa dos debates promovidos pela atual gestão. Neste encontro, representantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), com um projeto pedagógico inovador em bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma instituição com 77 anos de história, tão antiga quanto a nossa UFPR, compartilharam as experiências pedagógicas. Ambas as universidades demonstraram coragem ao seguirem em novos projetos pedagógicos, notadamente nos bacharelados interdisciplinares.


A relevância do tema é importante para todas as instituições que pensam em seu papel como universidade, para hoje e para os próximos anos, de coexistência com a evolução tecnológica e de novas configurações do conhecimento. Este é um desafio enfrentado pelas universidades brasileiras, incluindo a UFPR, no que diz respeito à evasão estudantil e à necessidade de adequação dos currículos às demandas do mercado de trabalho e às transformações da sociedade. A discussão abordou também a flexibilização necessária das estruturas internas para melhor atender as novas necessidades.

Foto: Marcos Solivan


O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que “o tema é candente em nossa universidade e tantos conselheiros levantaram para que se fizesse uma reflexão sobre os desafios que as universidades brasileiras em geral e a Universidade Federal do Paraná em particular tem sofrido com a questão da evasão, da necessidade de flexibilização de nossos currículos, de melhor adaptação de nossas estruturas internas de demandas, tanto do mercado de trabalho, mas também da nova configuração do conhecimento”.


Dácio Matheus, Reitor da UFABC, iniciou sua apresentação dizendo: “Faz parte de um dos nossos objetivos difundir este modelo dos bacharelados e das licenciaturas interdisciplinares nos sistemas de ensino superior”. Durante a sua apresentação, apresentou os documentos-base que inspiraram a comissão da UFABC para essa nova reforma do modelo universitário do século XXI e os grandes desafios da interdisciplinaridade. “É nessa interação que a gente pode ter novas imagens, novas visões antevistas nas perspectivas disciplinares. Nós estamos em uma transição entre o multidisciplinar e o interdisciplinar”. A UFABC tem centros interdisciplinares: Centro de Ciências Naturais e Humanas, Engenharia e Ciências Sociais Aplicada, e por último Matemática, Computação e Cognição. Além disso, questões de gestão acadêmica; estrutura do projeto pedagógico inovador e tradicional; formação específica; regime letivo quadrimestral, formas de ingresso e demais assuntos, foram abordados pelo Reitor da UFABC.

Dácio Roberto Matheus, Reitor da UFABC. Foto: Marcos Solivan


Nancy Vieira, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), também contribui com o tema e disse: “Após 15 anos de criação dos bacharelados interdisciplinares, acho que aplainamos as nossas dúvidas da criação, mas certamente ainda existem desafios nesse trajeto”. Ressaltou ainda que há um bom número de programas de bacharelados interdisciplinares na UFBA e mencionou também os princípios que norteiam os projetos pedagógicos da Universidade Federal da Bahia, exemplo das estruturas curriculares, a gestão dos campi e a formação no geral.

Nancy Rita Ferreira Vieira, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFBA. Foto: Marcos Solivan


Nancy Vieira e Dácio Matheus ainda esclareceram perguntas específicas ao conselho e ao fórum dos coordenadores dos cursos de Graduação que participaram do COUN Temático sobre alternativas curriculares Inovadoras. A reunião serviu para a troca de experiências e ideias e repercutiu entre os conselheiros como um ponto de partida crucial, para novos caminhos que a UFPR pode vir a adotar. A inspiração pode ser proveniente dos exemplos e dos êxitos das práticas de outras universidades. Isso abre caminho para a continuidade dessas discussões no próximo ano, proporcionando avanços significativos nas estratégias de enfrentamento dos novos desafios educacionais da UFPR.


Na mesa diretiva deste evento temático estiveram presentes o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nancy Rita Ferreira Vieira e o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Roberto Matheus. A equipe de gestão da UFPR também esteve presente.

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