Imagem Padrão

Restaurantes Universitários voltam a funcionar oferecendo alimentação no local e marmita

31 janeiro, 2022
17:37
Por
UFPR

Os usuários precisam apresentar comprovante de vacinação ou exame para SARS-CoV-2 com resultado negativo para acessar os RUs. Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR.

Os Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR voltam a operar nesta segunda-feira, 31 de janeiro, juntamente com o retorno do calendário acadêmico, com atividades no modelo híbrido. Os RUs oferecem alimentação no local ou a opção de marmita para os usuários que quiserem se alimentar fora dos refeitórios. As refeições para levar foram criadas pela universidade para garantir a biossegurança e reduzir as chances de contaminação por SARS-CoV-2.

Para acessar os restaurantes, os usuários precisaram apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 em meio impresso ou eletrônico ou laudo de resultado negativo de exame para testagem do coronavírus, emitido em até 72 horas. É obrigatório o uso de máscaras para ter acesso ao buffet e circular pelo local. A retirada do equipamento de segurança somente é permitida no momento da alimentação. Os restaurantes disponibilizam dispensadores com álcool em gel 70% e pias com água e sabão para higienização das mãos dos usuários, além de garantir distanciamento e controlar a ocupação dos locais, de acordo com as normas de cada município.

Valores

Os Rus estão oferecendo a opção de marmita para os usuários que preferirem fazer a refeição fora dos restaurantes. Foto: Marcos Solivan/ SUCOM UFPR.

O almoço e o jantar seguem sendo ofertados a R$ 1,30, um dos valores mais baixos praticados entre os restaurantes das instituições federais de ensino superior (IFES) do Brasil. O café da manhã custa R$ 0,50. Alunos bolsistas são isentos. Aos técnicos, docentes, terceirizados, estagiários e visitantes, aplica-se o  valor contratual das refeições, conforme determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Unidades abertas

Unidades em Curitiba, Palotina, Toledo, Matinhos, Mirassol e no Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) funcionam diariamente. Em Curitiba, estão abertos o RU Central (de segunda-feira a domingo) e o RU do Centro Politécnico (de segunda a sexta-feira). No campus de Jandaia do Sul haverá a distribuição de marmitas nos períodos de almoço (das 11h às 13h30) e jantar (das 17h30 às 19h) para os alunos do campus. Os RUs do litoral funcionarão inicialmente somente para almoço.

As unidades do Jardim Botânico e do Setor de Agrárias retomam o atendimento no dia 14 de fevereiro, data prevista para o retorno das aulas presenciais na UFPR.

Os cardápios das refeições (café da manhã, almoço e jantar) são publicados aqui.

Biossegurança

O RU de Palotina está funcionando diariamente. Foto: Arquivo SUCOM UFPR.

As normativas dos órgãos de saúde de cada município em relação ao distanciamento e à ocupação máxima nos restaurantes são seguidas e estão sendo monitoradas pela equipe de nutrição dos Rus.

O acesso de usuários aos RUs é controlado por meio dos lugares disponíveis – com distanciamento entre mesas e assentos nos salões de refeições. Dispensadores com álcool 70% foram instalados em pontos estratégicos, como terminais de computadores, pias de higienização de mãos e balcões de distribuição.

Orientações aos usuários dos Rus

  1. É obrigatório o uso de máscaras de proteção durante o período de permanência – dentro e fora – dos Restaurantes Universitários, somente permitida a retirada durante a alimentação – os usuários devem recolocá-la o mais breve possível;
  2. Ao serem retiradas, as máscaras devem ser colocadas individualmente em um saco plástico – com as alças (elástico) para fora; Ao levantar da mesa, fazer uso da máscara;
  3. Respeito ao distanciamento nas filas;
  4. Não ocupar lugares marcados dentro do salão;
  5. Conforme orientação das secretarias de saúde municipal e estadual, todos devem desocupar a mesa tão logo tenham terminado a refeição. Haverá redução na ocupação dos salões;
  6. O usuário deve higienizar as mãos antes de acessar o buffet, e usar álcool 70% após contato com qualquer superfície. A cada retorno ao balcão de distribuição, deve realizar nova higienização das mãos;
  7. Para o pagamento da refeição, a recomendação é levar, de preferência, dinheiro trocado;

 

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.