Imagem Padrão

Reitor e professores do Setor de Ciências Jurídicas fazem palestras na Escola de Direito de Harvard

08 março, 2019
17:24
Por
UFPR

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e os professores do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Manoel Caetano Ferreira Filho, Carlos Eduardo Pianovski e Rodrigo Kanayama, estiveram nesta semana em Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), para realização de palestras em eventos na Harvard Law School (HLS).

Na terça-feira (05), Pianovski, que é professor de Direito Civil, e Rodrigo Kanayama, professor de Direito Financeiro, compartilharam suas reflexões sobre políticas intervencionistas, avaliando as perspectivas de economia comportamental, incentivos e paternalismo libertário em Direito Público e Privado. Em sua palestra, o professor Pianovski abordou a relação entre liberdade e intervencionismo estatal em temas como casamento entre pessoas do mesmo sexo, identidade de gênero e integridade corporal. O professor Kanayama tratou do equilíbrio entre a liberdade de expressão e a demanda por regulação das redes sociais.

Da esquerda para a direita: palestra do professor Carlos Eduardo Pianovski e do professor Rodrigo Kanayama. Foto Felipe Frank.

 

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, professor de História do Direito na UFPR, e Manoel Caetano Ferreira Filho, professor de Direito Processual Civil, proferiram palestras na quinta-feira (07), onde expuseram suas contribuições e críticas aos chamados “transplantes jurídicos”, que avaliam como um sistema de lei é “traduzido” de um país para outro ou de uma época para outra. O reitor Ricardo Marcelo falou sobre tradições, traduções e traições no diálogo entre as culturas jurídicas. O professor Manoel Caetano abordou o “stare decisis” e a “plea bargain”, que representam exemplos desses “transplantes” que atingiram proporções epidêmicas em jurisdições na área do direito civil.

Da esquerda para a direita: palestra do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e palestra do professor Manoel Caetano Ferreira Filho. Foto: Felipe Frank.

 

Os eventos foram organizados pelo ex-aluno da UFPR, hoje professor e pesquisador, Felipe Frank, por meio da Associação Brasileira de Harvard. Felipe é bacharel, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, cursa Master in Corporate Law em Harvard.

Da esquerda para a direita: professor Manoel Caetano Ferreira Filho, reitor Ricardo Marcelo Fonseca e o organizador dos eventos, professor Felipe Frank. Foto: Felipe Frank.

 

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.