No dia 20 de outubro aconteceu o encontro do IntegraCTUR promovido pelo Programa Escola de Turismo do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. O Bacharel, Bruno Homann Zilli, recém-formado no curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi convidado para apresentar a pesquisa desenvolvida em seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Foi uma experiência bem especial e única, da qual eu não esperava participar”. O evento aconteceu no próprio Instituto de Turismo, localizado na Praça Garibaldi (Largo da Ordem), no prédio do Palacete Wolf.
O IntegraCTUR é um evento semestral do Curitiba Turismo – Instituto Municipal de Turismo, e seu principal foco é trazer pessoas do mercado e da academia para palestrar aos integrantes da prefeitura. Bruno comenta que seu TCC sempre teve como um dos objetivos ser apresentado ao IMT. “Nunca imaginei que teria a oportunidade de apresentá-lo num evento como este. No começo do ano eu estava na posição de estagiário do IMT, e agora estou apresentando meus estudos e pesquisas para a equipe. Homann ainda comenta: “A recepção foi muito positiva também, não apenas por eu ser um “fruto do Instituto”, mas também porque a prefeitura vem buscando tornar Curitiba um Destino Turístico Inteligente, e por isso vem valorizando cada vez mais os trabalhos relacionados a estatística e tecnologia e a troca de conhecimentos com a academia”.
A pesquisa do Bruno versa sobre a construção e validação de um instrumento de pesquisa para mensuração e gestão da demanda turística em Curitiba através de uma proposta de metodologia de aplicação do questionário e técnicas de análise dos dados. O trabalho foi orientado pela Professora do Departamento de Turismo da UFPR, Melise de Lima Pereira.
“Foi uma grata satisfação poder trabalhar com o Bruno e orientá-lo no desenvolvimento da pesquisa. É muito gratificante acompanhar a evolução e o crescimento dele na trajetória profissional”, disse Melise.
O instrumento de pesquisa é uma ferramenta para levantamento de informações sobre a demanda turística de Curitiba, que poderá identificar tendências de comportamentos dos turistas e oportunidades de mercado para as organizações privadas. A aplicação trimestral poderá gerar dados longitudinais que poderão contribuir para o planejamento estratégico do turismo em Curitiba.
“As técnicas utilizadas foram a estatística descritiva (que descreve os dados em porcentagens e gráficos) e a tabulação cruzada, que procura relações de dependência entre uma variável e outra (ex: se o nível de escolaridade influencia a percepção de qualidade de vida do destino)”, pontua.
Para Bruno, a UFPR foi extremamente importante para o seu desenvolvimento enquanto acadêmico. “Eu sempre fui uma pessoa extremamente tímida, então a faculdade foi um ambiente que me encorajou e auxiliou a me tornar mais comunicativo. Tive oportunidades de apresentar trabalhos em eventos acadêmicos e realizar oficinas de comunicação em palestras, por exemplo”, finaliza.
As expectativas para o ano que vem é ingressar no mestrado em Turismo da UFPR. “Estou preparando meu projeto para inscrição no Mestrado em Turismo”.
Em 2025, o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná celebra 75 anos de fundação. Para marcar a […]
Durante a cerimônia de encerramento da 6th South American Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizada recentemente, […]
Na tarde desta quarta-feira (14), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oficializou a entrega dos títulos de eméritas […]
Professores, alunos e cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participarão do Pint of Science, evento mundial de […]