Imagem Padrão

Quase 60% dos calouros 2018/2019 cursaram o ensino médio em escolas públicas

08 maio, 2019
12:16
Por
UFPR

Pelos corredores da UFPR é possível encontrar estudantes que reforçam a importância da manutenção da educação pública, de qualidade e gratuita. Histórias de acadêmicos que ilustram o dado do Vestibular 2018/2019: entre os candidatos aprovados, quase 60% (59,82) cursaram ensino médio em escolas públicas.

Rostos que ocupam hoje uma cadeira na mais antiga universidade do Brasil carregam a conquista de famílias que, por meio da UFPR, graduam a primeira geração da família. Esse é o caso da estudante Leticia Felipe Wiebusch, acadêmica de pedagogia e que ingressou na instituição por meio de cotas sociais e renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo:

“Eu não me imaginava numa universidade. Quando você vem de uma família sem perspectiva de ensino você não consegue se ver numa Federal, como pesquisadora ou educadora. Agora eu repasso isso ao meu irmão e aos meus pais, para que eles possam ver que também existe espaço para eles”.

Letícia, que estuda no período da noite, destaca que outro fator importante para poder estudar são os auxílios que a instituição oferta por meio do Probem. “Esse recurso é um auxílio que me permite estagiar na área, complementar a renda, e manter-me estudando”.

Também é o recurso do Probem que permite Vanessa da Silva Graboski manter-se estudando. A aluna de Direito, que também estagia, diz que “é importante mostrar para a sociedade o que é esse auxílio que a UFPR nos dá. Temos que esclarecer como funciona, quem impacta, e reforçar que é por conta desse valor que muitos, como eu, conseguem sair formados da universidade”. Vanessa, assim como Letícia, conta orgulhosa que será a primeira negra a formar-se na família.

Sugestões

26 julho, 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) divulgou o período complementar da Avaliação de Desempenho 2024 dos servidores […]

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]