A Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou resolução que fixa normas para os cursos lato sensu da instituição, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR. A resolução 89/2020-Cepe traz direcionamentos sobre definição, organização geral, objetivo, coordenação, organização didática, modalidades, certificados, acompanhamento e avaliação dos cursos de especialização e aperfeiçoamento, além de disposições finais e transitórias – clique aqui e acesse o documento.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, explica que a resolução integra o processo de atualização, flexibilização, melhoria, desburocratização e transparência dos cursos lato sensu. “Ela coloca nossa Universidade na ponta hoje de oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento, atendendo às perspectivas da comunidade interna e externa. Esses cursos constituem uma modalidade especial de formação dado que se voltam a temas muito específicos e atendem a uma comunidade numerosa, que busca formações mais pontuais e precisas em curto tempo e com alta qualidade”.
Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu da UFPR na PRPPG, Gustavo Abib reforça que a resolução atualiza as normas relativas ao lato sensu e também flexibiliza ou torna mais ágil o processo de criação e oferta de cursos de especialização pela UFPR. “Vai facilitar bastante e estar atualizado com as normas vigentes da resolução brasileira. A ideia é que a gente possa aumentar o número de especializações ofertadas pela UFPR nos diferentes eixos”.
Entre as principais novidades está a inclusão de professores convidados de outras instituições federais de ensino no percentual do corpo docente; a aceitação de diferentes formatos de trabalho de conclusão de curso; formas distintas de oferta, seja presencial, híbrida ou a distância; e mais facilidade e agilidade no fechamento dos cursos e emissão de certificado.
A UFPR possui 129 programas de pós-graduação lato sensu, sendo 119 de especialização e 10 de aperfeiçoamento. Além disso, tem 62 programas de residência médica, sendo 52 médicas, sete multiprofissionais e três uniprofissionais. Ao todo, são 191 cursos ativos na instituição.
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]