O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) lançou em 7 de outubro a sétima edição do seu working paper. Essa edição da publicação trata de como o racismo se manifesta na educação infantil e como interfere no desenvolvimento da criança.
Este working paper visa disseminar conhecimento científico a gestores públicos e demais profissionais sobre os efeitos do racismo estrutural no desenvolvimento das crianças negras em seus primeiros seis anos de vida. Assim como, contribuir com a adoção de políticas públicas afirmativas de combate à discriminação racial na educação infantil.
O Comitê Cientifico do NCPI é composto por pesquisadores brasileiros de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, neurociência, psicologia, economia, políticas públicas e educação.
Os pesquisadores são convidados a escrever sobre suas áreas de conhecimento, como é o caso da professora Lucimar Rosa Dias — docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-raciais (ErêYá). “O racismo vivido no cotidiano causa estresse, medo, apatia e impacta o desenvolvimento infantil negativamente”, reflete.
Acesse gratuitamente aqui a edição 7 do Working Paper. Para conhecer mais do NCPI neste aqui.
(Por Felipe Reis – estagiário, com edição de Simone Meirelles)
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