O comentário, feito pela professora Vânia Vicente, coordenadora geral dos Programas de Pós-Graduação da UFPR, abriu o Evento Anual dos Doutorandos da Biologia Celular e Molecular, realizado no último dia 13, no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas.
O encontro reuniu cerca de 200 docentes, pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação e iniciou a programação com a palestra “Microambiente tumoral como alvo para terapia experimental: desafios e oportunidades”, proferida pelo professor da USP Roger Chammas, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas que desenvolve na área de câncer.
Projetos dos Doutorandos
Na seqüência, 51 doutorandos do Programa de Biologia Celular e Molecular, conceito 5 nas três últimas avaliações da Capes, apresentaram, sob a forma de pôster, os projetos de pesquisa que desenvolvem. As propostas apresentadas foram avaliadas por convidados de diversos departamentos da UFPR e de outras instituições de ensino superior.
Essas avaliações, explica os professores Edvaldo Trindade e Marco Randi, coordenador e vice-coordenador, respectivamente, do Programa de Biologia Celular e Molecular, “são fundamentais para que os doutorandos coletem sugestões e façam ajustes em suas produções científicas”.
Meta Futura
Em 34 anos de funcionamento, o Programa – implantado em 1979 com o mestrado em Morfologia – passou por diversas estruturações e, atualmente, além da área de concentração em Biologia Celular e Molecular também oferta a de Fisiologia. Até dezembro de 2012 foram apresentadas 264 dissertações de mestrado e defendidas 60 teses de doutorado.
A meta futura é, segundo os professores Edvaldo da Silva Trindade e Marco Antonio Ferreira Randi, fazer com que o Programa seja uma “referência no sul do País, já que é amplo, multidisciplinar e de qualidade. Atualmente, atuam no Programa professores dos Departamentos de Biologia Celular, de Fisiologia e de Patologia Básica; e de pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (ICC – FioCruz).
O Programa também conta, para uma melhor qualificação do futuro pesquisador, com colaborações de universidades brasileiras e do exterior. Entre elas estão Institute Pasteur (França), Virginia Commonwealth University (EUA), Université du Québec (Canadá), University of Moncton (Canadá), University of Georgia (EUA), Water Research Institute (Canadá), Fishes and Oceans (Canadá), University of Davis (EUA), Universitat de Barcelona (Espanha), McMaster University (Canadá), Harvard University (EUA) e Yale University (EUA). Essas colaborações se traduzem em intercâmbios de alunos e docentes.
Celsina Favorito
Acompanhe a situação dos Restaurantes Universitários dia a dia A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem tomando uma […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançaram o primeiro lugar em uma competição internacional de visão computacional […]
Por Priscila Murr Parceria TED INCRA-UFPR viabiliza condições de acesso a documentos fundiários a partir de processo de […]
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]